Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2022
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

GNR com mais cavalos do que polícia de Londres e Nova Iorque juntas

Com um rácio de 4,7 cavalos por cada 100 mil habitantes, a Guarda Nacional Republicana (GNR) tem mais espécimes do que a polícia de Londres, Nova Iorque e Bélgica… juntas. E por ano, são gastos mais de 1 milhão de euros com a ração e limpeza de animais, avança a edição desta sexta-feira do jornal i.

GNR com mais cavalos do que polícia de Londres e Nova Iorque juntas
Notícias ao Minuto

07:58 - 10/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Segurança

De acordo com o Relatório de Atividades da Guarda Nacional Republicana de 2012, consultado pelo jornal i, o Regimento de Cavalaria somava, à data, 514 cavalos, tendo sido gastos cerca de 1,02 milhões de euros na manutenção dos animais, entre despesas com alimentação ou limpeza.

Ora, o número de espécimes apontado, que, por sinal, tem vindo aumentar a cada ano, traduz-se num rácio de 4,7 cavalos por cada 100 mil habitantes, superior ao das polícias da Bélgica, Nova Iorque e Londres… juntas.

E caso o rácio nacional fosse semelhante ao daqueles países, indica o i, o Estado poderia poupar perto de 19 milhões de euros por ano. Isto, quando “o custo/benefício deste tipo de policiamento não é favorável”, assinalou uma fonte da polícia contactada pelo mesmo jornal.

Saliente-se ainda que para 2013 a GNR dispunha de verba para a aquisição de (ainda) mais cavalos.

No entanto, a Guarda não disponibilizou os dados relativos ao ano passado, pelo que não foi possível aferir quantos animais se juntaram aos que já existiam, e em que medida tal se refletiu nos gastos, que são assegurados pelos cofres do Estado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório