Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Luso-libaneses regularizam documentos de identificação portugueses

Pelo menos uma dúzia de luso-libaneses que residem no Líbano aproveitou a presença da embaixadora não residente de Portugal em Beirute para regularizar os documentos de identificação, alguns deles caducados há vários anos.

Luso-libaneses regularizam documentos de identificação portugueses
Notícias ao Minuto

15:45 - 12/08/20 por Lusa

País Beirute

A informação foi avançada por Manuela Bairos, também embaixadora, mas residente, de Portugal em Chipre, contactada telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa e que adiantou, desde Beirute, que recebeu hoje praticamente só cidadãos com dupla nacionalidade.

Manuela Bairos está desde domingo na capital libanesa, tendo iniciado os trabalhos apenas na terça-feira, uma vez que esteve confinada no hotel durante 36 horas a aguardar pelos resultados do teste de despistagem à covid-19, feito à chegada a Beirute.

Questionada pela Lusa sobre o que os portugueses e os luso-libaneses mais têm solicitado, Manuela Bairos destacou as questões relacionadas com a caducidade dos documentos de identificação -- cartões de cidadão e passaportes -, bem como pedidos de visto.

"Face à pandemia de covid-19 [o Líbano contabilizou nas últimas 24 horas mais 309 casos de covid-19, elevando o total de infetados para 7.121, e mais sete mortes, para os 87 óbitos], é impossível os portugueses aqui residentes deslocarem-se a Nicósia e estão a aproveitar a minha estada para regularizar a documentação", afirmou a diplomata.

Manuela Bairos está em Beirute para uma missão de apoio à comunidade portuguesa residente no Líbano, depois das devastadoras e mortíferas explosões de 04 deste mês no porto da capital libanesa, que provocaram pelo menos 171 mortos, 6.000 feridos, 300.000 desalojados e dezenas de desaparecidos, não havendo informações de cidadãos portugueses ou luso-libaneses feridos.

Questionada pela Lusa sobre se fará sentido abrir uma embaixada ou um posto consular em Beirute, uma vez que existe uma comunidade portuguesa e luso-libanesa de cerca de uma centena de pessoas, Manuela Bairos escusou-se a comentar.

A visita a Beirute visa reforçar o contacto com os portugueses residentes na capital libanesa e atender às suas preocupações e necessidades, proporcionando também assistência consular face a pedidos que se têm registado de cidadãos que, na sequência das explosões, ficaram indocumentados ou pediram a emissão de vistos a familiares.

As autoridades libanesas, têm atribuído as explosões a um incêndio num depósito no porto onde se encontravam armazenadas cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio.

As explosões viram também alimentar a revolta de uma população já mobilizada desde o outono de 2019 contra os líderes libaneses, acusados de corrupção e ineficácia.

Segunda-feira, o Governo libanês, acusado de corrupção e de má gestão da pandemia, bem como responsabilizado pela crise económica grave, apresentou a demissão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório