Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Operação Cascais? Marcelo e Lili Caneças ajudam Juan Carlos na mudança

Rei emérito de Espanha anunciou na passada segunda-feira a sua decisão de se afastar de Espanha.

Operação Cascais? Marcelo e Lili Caneças ajudam Juan Carlos na mudança
Notícias ao Minuto

16:56 - 09/08/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Juan Carlos

Marcelo Rebelo de Sousa, Lili Caneças e João Manuel Brito e Cunha estão a ajudar Juan Carlos I, rei emérito de Espanha, a mudar-se para Portugal e a encontrar uma casa para viver. Quem avança a notícia é o El Mundo, que dá até nome a esta ação: 'Operação Cascais'. Sublinhe-se que o pai do atual rei, Felipe VI, passou parte da juventude nesta zona do nosso país. 

"Os planos do rei emérito e as três pessoas-chave que prepararam a sua aterragem em definitivo depois do verão: um velho amigo, uma mulher e o Presidente da República", descreve ainda o jornal espanhol numa peça que reservou apenas para os seus assinantes. 

De recordar ainda que, na passada terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse desconhecer se Juan Carlos virá para Portugal, escusando-se a comentar tal possibilidade. "Havia uma resposta politicamente correta que era dizer que não deveria comentar (...), mas vou mais longe, porque verdadeiramente não sei e penso que as autoridades portuguesas também não têm conhecimento sobre essa matéria", afirmou o Chefe de Estado. O Notícias ao Minuto está a tentar contactar fonte da Presidência.

No dia anterior, segunda-feira, foi divulgada uma carta que Juan Carlos enviou ao seu filho Felipe VI, Rei de Espanha, na qual anunciou a sua decisão de se afastar de Espanha para ajudá-lo a "exercer as suas responsabilidades". Na carta, Juan Carlos diz que pretende facilitar o exercício das funções de Felipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela e sai de Espanha, perante "a repercussão pública" de "certos eventos do passado".

Juan Carlos viu-se envolvido numa investigação judicial, desde o verão de 2018, quando agentes da polícia suíça foram enviados por um juiz para analisar as contas de uma empresa gestora de fundos alegadamente ilegais em paraísos fiscais, onde o rei emérito tem investimentos pessoais. O antigo rei de Espanha não está a ser investigado, mas fontes judiciais suíças já disseram que pode vir a sê-lo num futuro próximo, embora a lei exija que apenas o departamento fiscal do Supremo Tribunal possa assumir o caso.

A investigação está na fase que pode determinar se há indícios suficientes para poder acusar Juan Carlos de ter cometido algum delito, desde que deixou o trono. Os seus advogados já disseram que o rei emérito continuará a colaborar com a justiça, apesar da decisão de sair de Espanha para viver noutro país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório