Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Populares vão protestar junto a ETAR que dizem poluir o rio Vizela

Um grupo de adeptos do Futebol Clube de Vizela informou hoje que vai organizar, no sábado, uma manifestação junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, no concelho de Guimarães, sobre a poluição do rio Vizela.

Populares vão protestar junto a ETAR que dizem poluir o rio Vizela
Notícias ao Minuto

15:33 - 07/08/20 por Lusa

País Guimarães

Segundo um comunicado enviado à Lusa, a atividade, marcada para as 10:00, é organizada por aquele "grupo organizado de adeptos", designado "Força Azul 1982", mas constituirá "uma manifestação de todos os que se identificarem com a situação".

"É sabido que o rio Vizela é, nesta altura, um dos rios mais poluídos de toda a Europa, algo que tem sido noticiado com frequência a nível nacional. As responsabilidades são imputadas à ETAR de Serzedo, administrada pelas Águas de Portugal", lê-se no documento.

Os organizadores do protesto consideram "surreal que uma empresa com princípios assentes na despoluição use e abuse deste estatuto para, não só poluir, como também para se demarcar das responsabilidades civis".

A manifestação, referem ainda, será "pacífica e meramente de sensibilização, quanto a uma problemática que necessita urgentemente de uma resposta, sob pena de um colapso total do rio Vizela, que é património moral de todos os vizelenses".

Na quarta-feira, dezenas de pessoas concentraram-se junto àquela estação de tratamento, também em protesto pelo funcionamento do equipamento que dizem estar a poluir o rio Vizela.

Acompanhados do presidente da Câmara de Vizela, Vítor Hugo Salgado, os populares acenderam velas, que colocaram no chão, à entrada da ETAR, exibiram bandeiras do concelho e cartazes de protesto, nos quais se podiam ler as frases "Respeitem a Natureza" e "Poluir é Crime".

Aos jornalistas, o presidente indicou que a ETAR de Serzedo, situada no concelho de Guimarães (distrito de Braga) e gerida pela empresa de capitais públicos Águas do Norte, é quem polui aquele afluente do rio Ave, uma situação que, contudo, tem sido desmentida pela entidade gestora, que alega não haver quaisquer anomalias no funcionamento do equipamento.

Contudo, o autarca reafirmou que as recentes análises mandadas realizar à água captada junto à ETAR indicam que apresenta valores de poluição acima do permitido pela legislação.

O autarca sinalizou que a solução passa pela construção de um emissário, cujo projeto foi conhecido esta semana, que ligue a ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo, também em Guimarães, obra que obriga a um investimento de cinco milhões de euros por parte do Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório