Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Porto. GNR apreendeu quase um milhão de cigarros para contrabando

Dois homens foram hoje detidos por suspeita de contrabando de tabaco e foram apreendidos cerca de um milhão de cigarros sem estampilha fiscal, destinados a "circuitos comerciais paralelos" da Área Metropolitana do Porto, revelou a GNR.

Porto. GNR apreendeu quase um milhão de cigarros para contrabando
Notícias ao Minuto

12:59 - 07/08/20 por Lusa

País AMP

A Unidade de Ação Fiscal da GNR esclarece, em comunicado, que "o valor comercial do tabaco apreendido é de cerca de 196.800 euros" e que se o mesmo fosse "vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 157.440 euros", devido à "evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco (IT) e IVA".

A GNR esclarece que a operação decorreu de uma "fiscalização rodoviária" realizada na A3 em Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, e durante a qual "os militares detetaram 960 mil cigarros acondicionados em 48 mil maços de cigarros, que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional".

"A Unidade de Ação Fiscal (UAF) apreendeu hoje cerca de um milhão de cigarros de contrabando, destinado a abastecer os circuitos comerciais paralelos à atividade legal das tabacarias na Área Metropolitana do Porto", descreve aquela força policial. Para além do tabaco, "foram apreendidos 590 euros em numerário, assim como dois veículos utilizados na atividade criminal".

Os dois detidos têm 32 e 48 anos e são suspeitos da "prática do crime tributário de Introdução Fraudulenta no Consumo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório