Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Politécnico de Castelo Branco tem 287 novos estudantes internacionais

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aumentou, nos últimos dois anos, o número de estudantes em mais de 400 e tem já matriculados, para o ano letivo de 2020/2021, 287 novos estudantes internacionais, foi hoje anunciado.

Politécnico de Castelo Branco tem 287 novos estudantes internacionais

Num comunicado enviado à agência Lusa, o presidente do IPCB, António Fernandes, mostra-se "bastante satisfeito" com os resultados já alcançados em relação aos estudantes internacionais, sendo que estão já matriculados 287 novos estudantes, num ano marcado pela pandemia da covid-19.

No ano letivo de 2019/2020, esta instituição de ensino superior público teve 420 estudantes internacionais, um aumento de 190 alunos estrangeiros face ao ano anterior, sendo que estes estudantes já representam mais de 15% dos alunos do IPCB.

Este responsável sublinha ainda que, "nos dois últimos anos, o número total de estudantes [no IPCB] aumentou em mais de 400".

Para o ano letivo 2020/2021, o IPCB disponibiliza 1.033 vagas para as licenciaturas por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), concentrando a oferta formativa em 27 licenciaturas e aumentando o número total de vagas, com particular destaque para as formações na área das competências digitais.

"O aumento de vagas vai ao encontro da proposta do governo, para que as instituições localizadas em regiões com menos população possam aumentar as vagas nestas áreas. Às vagas para as licenciaturas acrescem 491 vagas para os mestrados e 425 vagas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CteSP)", lê-se na nota.

Relativamente às licenciaturas, dispõe ainda de cerca de 400 vagas que reservou para outros regimes de ingresso (Maiores de 23, titulares de CTeSP e de cursos superiores, e estudantes internacionais), onde habitualmente os resultados das colocações no IPCB "são francamente bons".

Sobre o número de vagas disponibilizadas para o ano letivo 2020/21, António Fernandes explica que a política de aumento e de distribuição que é feita para os diferentes regimes de acesso se encontra alinhada com a estratégia institucional de resposta às necessidades do país e da região, e com a tendência de procura que o IPCB tem tido.

O IPCB tem em funcionamento um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, que apoia os candidatos na realização da candidatura ao CNAES, mas também a outras formações como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Mestrados e Pós-graduações.

Trata-se de um serviço gratuito de apoio aos jovens da cidade e da região bem como às suas famílias, numa fase importante das suas vidas, com a formalização da candidatura de acesso ao ensino superior.

O gabinete está em funcionamento de segunda a sexta-feira, podendo os serviços ser contactados através do email [email protected] , ou pelo telefone 272339600.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório