Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nove detidos em Coruche por furto de 1.500 quilos de cortiça

Os nove detidos já tinham antecedentes criminais relacionados com furtos.

Nove detidos em Coruche por furto de 1.500 quilos de cortiça
Notícias ao Minuto

10:23 - 06/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Cortiça

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche, deteve nove homens e constituiu uma mulher arguida, com idades compreendidas entre os 30 e 51 anos, por vários crimes de furto de cortiça e máquinas agrícolas nos distritos de Santarém, Évora e Setúbal.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR esclarece que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação que durou cerca de um ano.

Os militares apuraram que os suspeitos usavam os furtos de cortiça e de máquinas agrícolas como modo de vida, causando grandes danos para os produtores agrícolas.

Nesta operação foram cumpridos 24 mandados, dos quais nove mandados de detenção, 12 de buscas em residências e armazéns e três em veículos. Do material apreendido, a GNR destaca cerca de 1.500 quilos de cortiça;  550 euros em dinheiro; 589 cartuchos e munições de vários calibres; 18 machados para extração de cortiça; quatro armas de fogo; três pistolas de alarme, uma delas transformada; oito veículos automóveis; um trator agrícola; nove telemóveis; seis tesouras para corte de ferro; uma balança para pesagem de cortiça e ainda diverso material informático, bem como várias ferramentas manuais e utensílios para realização dos furtos de cortiça.

A autoridade adianta que os nove detidos já tinham antecedentes criminais relacionados com furtos, encontrando-se nas instalações da GNR para serem presentes durante esta quinta-feira, 6 de agosto, ao Tribunal Judicial de Santarém.

Esta operação foi desenvolvida nos distritos de Santarém, Setúbal e Évora, nomeadamente nos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos, Benavente, Montijo, Mora e Alcochete, tendo sido empenhados 78 militares da GNR dos Comandos Territoriais de Santarém, Setúbal e da Unidade de Intervenção (UI), detalha ainda a autoridade. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório