Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Análises ao rio Vizela indicam que estação de tratamento é foco poluidor

Análises realizadas ao rio Vizela indicam que a estação de tratamento (ETAR) de Serzedo está a contaminar a água e isso vai ser comunicado às instâncias europeias, anunciou hoje o presidente da câmara, Vítor Hugo Salgado.

Notícias ao Minuto

14:05 - 03/08/20 por Lusa

País Câmara Municipal

"O tratamento não está a funcionar bem e as águas saem poluídas", afirmou.

Segundo o autarca, os resultados das análises realizadas em julho às amostras captadas à saída da ETAR de Serzedo, no concelho de Guimarães, alguns quilómetros a montante da cidade de Vizela, indicam valores acima do permitido, em termos microbiológicos e químicos.

"Não são cumpridos os padrões da legislação e estão para além da responsabilidade de uma ETAR", afirmou, numa conferência de imprensa realizada numa das margens do rio, em Vizela.

Criticando a postura do Governo neste processo, referiu que os resultados vão seguir para as instâncias europeias, nomeadamente a Agência Europeia do Ambiente e comissário do Ambiente, acompanhados de vídeos e fotografias que mostram os resultados das alegadas descargas poluentes efetuadas por aquele equipamento.

"Estas imagens só acontecem num país do terceiro mundo", comentou em conferência de imprensa, quando era exibido um vídeo da autarquia que mostrava a coloração avermelhada da água, segundo a autarquia, à saída da ETAR, em contraste com as águas limpas a montante daquele equipamento.

Vítor Hugo Salgado reforça que os dados reunidos a partir dessas amostras "põem e causa" a recente posição da empresa de capitais públicos, Águas do Norte, que gere o equipamento, segundo a qual a ETAR tem estado a funcionar sem quaisquer anomalias, cumprindo as exigências ambientais.

Por isso, acrescentou o autarca, as análises e o demais material que a autarquia tem reunido em conjunto com outras entidades "vão consolidar" nova queixa-crime contra a empresa, porque, reforçou aos jornalistas, "o que se passa é algo inadmissível e inaceitável num país da União Europeia".

Na conferência de imprensa, o presidente anunciou novas medidas no âmbito da estratégia da autarquia para pôr cobro à poluição naquele afluente do Ave, destacando a convocação de uma vigília à porta da estação de tratamento, agendada para quarta-feira.

O autarca informou que serão disponibilizadas centenas de velas para, a partir do fim da tarde daquele dia, as pessoas acenderem junto à ETAR, sinalizando "simbolicamente o seu protesto".

A ideia será evitar a aglomeração no local de um grande número de pessoas, devido às questões da pandemia de covid-19, observou.

Outra medida hoje anunciada é a realização de um estudo sobre o impacto da ETAR no ecossistema do rio Vizela, envolvendo a Universidade de Aveiro, para, sinalizou o presidente, "reforçar os fundamentos científicos e técnicos" da posição que a câmara tem defendido, quando imputa responsabilidades à Águas do Norte na poluição do rio.

O município vai, também, dinamizar uma petição pública para parlamento, através da comissão do ambiente, realizar um debate subordinado ao tema "Salvar o Rio Vizela", com a participação do ministro do Ambiente e de representantes da autarquia, da Águas do Norte e da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Vítor Hugo Salgado reafirmou hoje que todos os dados atualizados sobre a situação têm sido encaminhados para a presidência da República, recordando que a câmara recomendará o boicote às eleições presidenciais se até lá não for resolvido o problema da poluição no Vizela.

Segundo o autarca, a construção de um emissário que permita efetuar as descargas numa zona do rio com maior caudal, que poderá custar cerca de cinco milhões de euros, seria uma solução técnica para o problema.

A conferência de imprensa terminou com o potente som de uma sirene, que se costuma ouvir nos quartéis de bombeiros, que o presidente da câmara recordou ter sido usado na luta pela criação do concelho de Vizela, há algumas décadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório