Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Belmonte vai avançar com centro interpretativo da Torre de Centum Cellas

A Câmara de Belmonte anunciou hoje que vai avançar "tão depressa quanto possível" com trabalhos de consolidação e a criação de um centro interpretativo da Torre de Centum Cellas, monumento arqueológico sobre cuja origem há várias teses.

Belmonte vai avançar com centro interpretativo da Torre de Centum Cellas
Notícias ao Minuto

21:48 - 02/08/20 por Lusa

País Belmonte

A obra está orçada em cerca de 600 mil euros e já foi candidatada aos apoios do + Centro 2020, aguardando apenas pela autorização da Direção Regional de Cultura do Centro para arrancar.

"Os trabalhos vão avançar rapidamente e será uma obra magnífica. A recuperação da torre de Centum Cellas virá trazer um valor acrescentado àquilo que queremos, que é promover, desenvolver e acreditar nas potencialidades deste concelho do interior", afirmou o presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha (PS).

O autarca deste distrito de Castelo Branco falava no final de uma visita que a ministra da Cultura, Graça Fonseca, realizou àquele local para conhecer o projeto, que visa preservar e conservar a torre, acautelando o risco iminente de deslizamento de alguma pedra, que já se começa a verificar, tal como foi hoje apontado.

O projeto também integra a criação de um centro de interpretação, que fica num terreno a cerca de 10 metros da torre e onde será possível ficar a conhecer as diferentes versões sobre a origem deste monumento.

O objetivo é que a obra possa estar concluída dentro de um ano, sendo que, ao nível da torre propriamente dita, os trabalhos arquitetónicos serão "discretos" e terão o "mínimo impacto visual possível" para não ferir o monumento, apontaram hoje os autores do projeto.

Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, sublinhou a relevância da visita a este património e mostrou-se confiante de que "nos próximos dois três meses" o processo de avaliação esteja concluído e que a obra possa começar.

A governante também marcou presença na cerimónia inauguração de uma estátua em tamanho real do músico Zeca Afonso, que hoje faria 91 anos.

Segundo a informação publicada na página oficial da autarquia de Belmonte na internet, a Torre Centum Cellas antigamente também era chamada de Torre de São Cornélio e é um curioso e singular monumento lítico situado na freguesia do Colmeal da Torre, concelho de Belmonte.

"As ruínas têm despertado as atenções de todos, suscitando as mais diversas teorias e gerando-se à sua volta as mais variadas lendas. Umas dessas tradições refere que teria sido uma prisão com cem celas, daí derivando o nome Centum Cellas, onde teria estado cativo São Cornélio, razão porque também é conhecida pelo nome de Torre de São Cornélio", lê-se na informação municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório