Navio português envolvido no resgate de barco desaparecido em São Tomé

Uma operação de resgate a uma embarcação de pesca desaparecida na costa de São Tomé e Príncipe, com duas pessoas a bordo, mobilizou um navio patrulha da Marinha portuguesa, divulgou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Notícia

© iStock

Lusa
01/08/2020 15:27 ‧ 01/08/2020 por Lusa

País

Forças Armadas

 

Em comunicado, o EMGFA explica que se trata do navio patrulha 'Zaire', que chegou ao local pelas 23h00 de sexta-feira, "iniciando imediatamente buscas na zona onde a embarcação habitualmente pesca, a cerca de 20 milhas (40 quilómetros) a sul da localidade de Santa Catarina.

"O navio Patrulha 'Zaire'", atualmente operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomenses, prossegue a sua missão de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, contribuindo, através de um esforço conjunto, para a segurança na região", enfatiza a nota.

O NRP Zaire, chegou a São Tomé a 22 de janeiro de 2018 para uma missão de cooperação e de capacitação operacional junto da Guarda Costeira do país. A embarcação já navegou mais de 2400 horas e percorreu cerca de 21400 milhas.

Em São Tomé, o navio participou em missões de busca e salvamento, fiscalização da pesca, fiscalização dos esquemas de separação de tráfego marítimo, controlo da poluição no mar e apoio ás populações e a organismos civis.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas