Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2020
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Portugal lança campanha internacional para apoiar indíos no Brasil

Organizações em Portugal lançam no domingo uma campanha internacional para apoiar os povos indígenas do Brasil que estão a ser "dizimados" pela covid-19 e impedir a destruição de povos e culturas.

Portugal lança campanha internacional para apoiar indíos no Brasil
Notícias ao Minuto

13:15 - 01/08/20 por Lusa

País Covid-19

A campanha internacional "Covid19 - SOS Povos Indígenas do Brasil" é uma iniciativa de ativistas em Portugal e conta com a organização do Fórum Indígena Lisboa, Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira em Lisboa, Reflorestar Portugal - Associação Salve e Greve Climática Estudantil - Pico.

Os promotores da iniciativa destacam em comunicado a denúncia feita pelas próprias comunidades tradicionais que lançam campanhas com pedidos de apoio em todo Brasil de que "indígenas do Brasil estão sendo dizimados pela chegada da covid-19, associada a uma desassistência em saúde e a proteção dos territórios pelo Estado".

Segundo as organizações, a campanha é lançada no domingo para "dar visibilidade às iniciativas locais e facilitar doações estrangeiras".

"Parte-se da compreensão de que é preciso uma grande reação internacional para impedir que povos e culturas sejam destruídos. Além da pressão e denúncia no Brasil e no exterior, os povos indígenas precisam de assistência médica e alimentar para enfrentar a pandemia", defendem no comunicado.

A campanha será colaborativa e todos os que apoiam a causa podem participar de alguma forma, como na divulgação de material informativo e produção de vídeos.

Com o mote "Por que os indígenas são importantes?", os vídeos chamam a atenção para o valor das comunidades tradicionais para o equilíbrio do planeta e para a própria a humanidade. "Sendo eles os principais cuidadores das florestas, são especialmente relevantes no combate às mudanças climáticas", destaca Marina Nobre da Reflorestar Portugal - Associação Salve.

Inicialmente, serão divulgadas 11 campanhas locais para apoio a esta causa, refere o comunicado.

Para quem não conseguir doar diretamente para qualquer uma dessas comunidades, é possível fazer doações em qualquer valor para a Associação Reflorestar Portugal.

A loja de comércio justo Urucum também disponibilizou artigos para que a venda seja revertida para a Campanha, descontado impostos (https://www.urucum.com/etnico).

O Brasil registava na sexta-feira um total de 92.475 mortes e 2.662.485 infeções provocadas pelo novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde brasileiro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório