Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Traficante de Khat detido no terminal de carga do Aeroporto de Lisboa

Distribuição era feita por diferentes países europeus. Homem, de 32 anos, ficou em prisão preventiva.

Traficante de Khat detido no terminal de carga do Aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

11:15 - 31/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Polícia Judiciária

Um homem de 32 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes - e com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) -, por fortes suspeitas de se dedicar à importação de "significativas quantidades de Khat de um país africano". Esta era distribuída posteriormente por diferentes países da Europa. 

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a PJ explica que o homem é "nacional de um país africano de expressão portuguesa" e, após ser presente a tribunal, ficou em prisão preventiva. 

A detenção ocorreu nos últimos dias, "na sequência da deteção no terminal de carga do Aeroporto de Lisboa de uma encomenda com aproximadamente 82 kg de folhas daquela planta por parte da AT".

Esta autoridade "informou de imediato a Polícia Judiciária" que, na sequência das diligências, deteve o destinatário da droga apreendida.

O Khat (Catha edulis) é "uma planta angiospérmica nativa das áreas tropicais da África Oriental e da Península Arábica que contém um alcalóide denominado catinona, que é uma substância psicoativa com efeito semelhante ao das metanfetaminas", explica-se. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório