Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Professores do BE acusam Ministério da Educação de irresponsabilidade

Um grupo de professores do BE alertou hoje para uma "onda de perplexidade, inquietação e insegurança" entre docentes, pais e alunos, gerada pelas "orientações irresponsáveis" do Ministério da Educação para o ano letivo 2020/21, sobretudo no distanciamento social.

Professores do BE acusam Ministério da Educação de irresponsabilidade
Notícias ao Minuto

14:49 - 30/07/20 por Lusa

País Covid-19

O conjunto de cerca de 20 professores bloquistas distribuídos pelo país, segundo o BE, promoveu uma posição pública, que já conta com 117 subscrições.

"Os documentos 'Orientações' e 'Orientações para a Organização do Ano Letivo de 2020/2021', emanados da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) e divulgados a 03 de junho, em conjunto com a entrevista que o ministro da Educação deu a 04 de junho ao [jornal semanário] Expresso, vieram lançar uma onda de perplexidade, inquietação e insegurança sobre a comunidade escolar".

O texto frisa mesmo tratar-se de um "irresponsável atropelo às regras de distanciamento físico e social", pois "o distanciamento de um metro não tem caráter obrigatório e só ocorrerá 'se for possível', permitindo implicitamente que os alunos estejam encostados uns aos outros por não haver salas de aulas onde caibam turmas com 28 e 30 alunos de outra maneira".

"A insensibilidade e irresponsabilidade demonstradas pelo Ministério da Educação (ME), através das orientações divulgadas em junho, levam-nos a temer que as escolas venham a ser espaços geradores de surtos de propagação da pandemia", avisam.

Os autores do documento lamentam que "as opções economicistas" se sobreponham "ao direito à segurança e à saúde" e defendem que cabe aos professores "impedir que a aplicação das «Orientações» atentatórias da saúde pública seja consumada em setembro próximo".

"Os professores não estão disponíveis para aceitar tamanha irresponsabilidade e instam a sociedade a exigir que o ME assuma as suas responsabilidades de defesa da escola pública como local seguro de aprendizagem e socialização dos jovens", conclui-se no texto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório