Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Petição quer incluir Resgate Animal no Plano Nacional de Emergência

O abaixo assassinado, que conta com mais duas mil assinaturas em menos de 24 horas, contém já uma proposta de projeto de lei.

Petição quer incluir Resgate Animal no Plano Nacional de Emergência
Notícias ao Minuto

22:01 - 28/07/20 por Mafalda Tello Silva

País Animais

Foi lançada online, esta terça-feira, uma petição que tem como objetivo criar um Plano Nacional de Resgate Animal para ser incluído no Plano Nacional de Emergência e Proteção Civil em vigor. 

O abaixo-assinado, que já conta com mais de 2.100 assinaturas em menos de 24 horas, contém já uma proposta de projeto de lei para o desenho deste Plano. O diploma, esclarece a Animais de Rua - uma das associações que apoia a petição -, foi realizado por um grupo de trabalho que "inclui magistrados, provedores municipais dos animais, médicos veterinários municipais, dirigentes de bombeiros e representantes de associações de proteção animal e busca e salvamento". 

De acordo com o texto que acompanha a iniciativa legislativa, a proposta foi criada na sequência do incêndio em Santo Tirso, que provou a morte de pelo menos 73 animais. "A retirada dos animais não ocorreu, nem mesmo após as inúmeras tentativas de populares e organizações de resgate e prestação de auxílio médico-veterinário aos animais", é recordado no abaixo-assinado.

Posto isto, para os peticionários, a criação de um Plano Nacional de Resgate Animal é a solução mais eficaz para garantir que situações 'trágicas', como a que sucedeu em Santo Tirso, não voltam a acontecer. Para este grupo de cidadãos, o plano oferece "um procedimento de resposta coesivo, de abordagem multidisciplinar, a fim de se alcançar a eficiência e eficácia ideais".

"Através desta iniciativa, pretende-se transpor as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para a criação de um plano de emergência e de redução de riscos em relação à saúde e bem-estar animal e saúde pública, com o objetivo de fortalecer a capacidade dos serviços veterinários e a capacidade de mitigação e resposta de todos os agentes de Proteção Civil", é argumentado. 

Segundo as orientações explanadas na proposta, o plano deverá ter "aplicação e concretização à escala municipal" e deverá "ser dinâmico, em constante desenvolvimento à medida que os riscos, legislação e padrões da sociedade evoluem".

Ainda sobre a implementação a nível municipal, esta deverá ser regulada, "deixando para cada entidade responsável a adaptação às necessidades locais com base no seu contexto específico". O médico veterinário municipal também deverá estar "obrigatoriamente envolvido na preparação ou revisão desses Planos Municipais de Emergência".

Por fim, no documento, ainda é sustentado que para o sucesso do plano é necessário que os agentes de Proteção Civil recebam formação e que seja deleniada "uma estratégia de comunicação, integração e coordenação interdisciplinar", tanto com instituições governamentais como com entidades privadas interessadas.  

A iniciativa é, até ao momento, promovida pela Associação Animais de Rua, Associação Quinta das Águias, Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa, Provedoria Municipal dos Animais de Almada e Change For Animals Foundation.

É de recordar que o PAN, já por diversas vezes apresentou na Assembleia da República propostas semelhantes à referida. Ainda na passada quarta-feira, o partido liderado por André Silva entregou um projeto de lei que visa a criação de unidades especiais para o resgate de animais e o reconhecimento dos médicos veterinários municipais como agentes de proteção civil, insistindo numa proposta que já foi rejeitada na anterior legislatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório