Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

É idoso? Saiba o que deve fazer para evitar 'cair' em crimes ou burlas

GNR deixa recomendações fundamentais para os mais velhos manterem-se em segurança.

É idoso? Saiba o que deve fazer para evitar 'cair' em crimes ou burlas
Notícias ao Minuto

11:55 - 27/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Segurança

Este domingo, dia 26 de julho, celebrou-se o Dia Mundial dos Avós. Neste âmbito, a Guarda Nacional Republicana (GNR) publicou alguns conselhos para os idosos (e para as suas famílias), de modo a sensibilizar esta faixa etária da população sobre o que fazer para não serem vítimas de crimes. 

A primeira recomendação da GNR para os mais velhos prende-se com a necessidade de "deixar as portas e janelas fechadas sempre que sair". Por outro lado, quando se mantêm em casa, não deve "abrir a porta a pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são". 

"Não confiar em estranhos, bem-falantes ou cheios de boas intenções", é a terceira 'dica' da Autoridade que alerta ainda para o facto de os idosos deverem evitar andar com muito dinheiro, assim como "evitar o uso de objetos de valor". 

A GNR faz ainda um 'velho alerta', mas que vale sempre reiterar: "Todos os funcionários da Água, Luz, CTT, Segurança Social e Bancos, estão bem identificados e normalmente são conhecidos. Em caso de dúvida, não deixar entrar em casa". 

Por último, outro conselho fundamental. "Ter sempre à mão os números de telefone da GNR".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório