Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Incêndios: Governo declara Situação de Alerta para segunda e terça-feira

O governo declarou este domingo Situação de Alerta em todo o continente, por causa do agravamento do risco de incêndio florestal.

Incêndios: Governo declara Situação de Alerta para segunda e terça-feira

Foi este domingo declarada a Situação de Alerta de agravamento do risco de incêndio florestal as 00h00 horas do dia 27 de julho e as 23h59 horas do dia 28 de julho.

A informação foi hoje comunicada num despacho conjunto dos ministros da Administração Interna (MAI) e do Ambiente e Ação Climática, por causa das "previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural".

As tutelas referem que a declaração da Situação de Alerta serve para a adoção de medidas de prevenção "face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias".

Seguem-se, abaixo, as medidas de caráter excecional que passarão a vigorar com a declaração da Situação de Alerta:

  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;
  • Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Laranja ou superior pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados à alimentação de animais e a situações de combate a incêndios rurais.

Recorde-se que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 54 concelhos do interior Norte, do Centro, Alentejo e Algarve estão este domingo em risco máximo de incêndio, designadamente municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Os distritos com o maior número de concelhos em risco máximo de incêndio são os de Guarda, com 12 (Vila Nova de Foz Côa, Trancoso, Pinhel, Almeida, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Celorico da Beira, Sabugal e Manteigas) e Castelo Branco, com 10 (Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Oleiros, Castelo Branco, Sertã, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

Em risco reduzido estão 31 municípios dos distritos de Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório