Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

GNR recolheu seis animais em canil supostamente ilegal na Feira

A GNR recolheu seis animais durante uma fiscalização a um canil supostamente ilegal em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.

GNR recolheu seis animais em canil supostamente ilegal na Feira
Notícias ao Minuto

18:57 - 22/07/20 por Lusa

País Aveiro

Numa nota enviada à agência Lusa, a GNR refere que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) fiscalizou na passada terça-feira um abrigo de animais, na localidade do Inha, freguesia de Canedo, concelho de Santa Maria da Feira.

"No decorrer da ação de fiscalização, foi realizada uma inspeção higiossanitária a 58 cães e quatro gatos e um controlo higiossanitário das instalações de alojamento dos animais, tendo sido recolhidos três cães e três gatos para realização de exames clínicos complementares", lê-se na mesma nota.

A GNR diz ainda que, após a receção do relatório do Médico Veterinário Municipal de Santa Maria da Feira, que também acompanhou a referida fiscalização, todos os factos apurados serão comunicados às entidades competentes.

Mais de 150 pessoas concentraram-se na terça-feira junto ao canil da associação DGZ, em Santa Maria da Feira, para, entre gritos de "assassina" e "criminosos", reclamarem melhores condições para os cerca de 70 animais aí recolhidos.

O protesto prendeu-se com o facto de esse espaço estar reconhecido por autoridades autárquicas e policiais como ilegal, aguardando há mais de um ano os resultados de processos em curso no Ministério Público.

Entretanto a lotação do recinto já passou de 150 animais para apenas "65 cães e alguns gatos", segundo fonte da Câmara da Feira, mas o espaço continua a exibir fracas condições, no meio de um pinhal de acesso difícil e, portanto, mais sujeito a incêndios como o que ocorreu este fim-de-semana em Santo Tirso.

No portão do canil da DGZ, manteve-se toda a tarde um dispositivo com cerca de 10 agentes da GNR, dos quais nenhum se prestou a esclarecer se o único motivo para a sua presença no local era proteger a propriedade privada da DGZ ou verificar o estado dos animais e a conduta dos manifestantes, remetendo declarações para o comando nacional, em Lisboa.

Já entre os manifestantes, o que mais se ouvia eram os insultos que, na maioria dos casos, se dirigiam à proprietária do canil - "assassina" e "criminosa", entre outros menos educados.

O veterinário municipal de Santa Maria da Feira, Rui Jardim, admitiu que as condições do local "não são as ideais", mas garantiu que a generalidade dos cães e gatos aí alojados se encontrava "bem" e num espaço "muito melhor" do que aquele com que as autoridades aí se depararam há um ano, quando surgiram as primeiras denúncias sobre o mau estado da estrutura.

Também a associação IRA - Intervenção de Resgate Animal confirmou essa impressão após visitar o recinto: "Contrariamente às denúncias do passado, com vídeos de cães acorrentados e infestado de parasitas, malnutridos e num espaço sem condições, aquilo que encontrámos [hoje] era totalmente diferente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório