Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mercado turistíco alemão para a Madeira regista retoma gradual

O presidente do Governo da Madeira disse hoje que a retoma do turismo está a registar-se de forma gradual no mercado alemão, apontando que desde 01 de julho desembarcaram nos dois aeroportos cerca de 20 mil passageiros.

Mercado turistíco alemão para a Madeira regista retoma gradual
Notícias ao Minuto

18:18 - 22/07/20 por Lusa

País Miguel Albuquerque

"Há mercados que estão a recuperar mais rapidamente,", disse Miguel Albuquerque, durante a visita que efetuou hoje a uma unidade hoteleira no Funchal.

O líder do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, salientou a chegada de turistas oriundos da Alemanha, apontando que "os operadores, agentes e hoteleiros que trabalham no Funchal e em Santa Cruz já têm ocupações na ordem dos 50%".

"Estamos a iniciar uma retoma gradual, progressiva, com segurança e em articulação com os operadores, e desde o dia 01 de julho temos uma perspetiva positiva", sublinhou.

O chefe do executivo insular mencionou que, no que diz respeito ao mercado inglês, é necessário "aguardar".

"Temos turistas alemães e franceses, mas ainda agora surgiu um surto pandémico em França e a situação na Inglaterra ainda não está controlada", argumentou.

Miguel Albuquerque realçou que é necessário as pessoas terem a noção de que não se vive "uma situação de pós pandemia", mas sim um cenário em que a "pandemia está ativa na maioria dos países do mundo e da Europa".

Para o presidente do Governo da Madeira, "até agora tem corrido bem", o que sustenta no facto de a região ter um total de 102 casos, dos quais oito ativos e 94 recuperados, e nenhum óbito.

O governante sustentou que no setor do turismo os números não têm comparação com os registados no ano passado: "Há 19.232 passageiros desembarcados, desde o dia 01 de julho, com 196 voos e a realização de 10.021 testes" de despiste realizados à chegada à Madeira.

"Isto significa que quase sensivelmente 50% dos passageiros que viajam em todos estes voos já vêm com os testes feitos", destacou.

"O turismo não vem [para a região] porque, neste momento, há um conjunto de mercados emissores que ainda estão com uma situação de pandemia" e as pessoas ainda têm receio em viajar, argumentou.

"Os mercados emissores na Europa não funcionam como funcionavam e enquanto a situação não estiver controlada teremos alguma dificuldade" na recuperação do setor turístico, frisou.

O presidente do executivo vincou que a prioridade das autoridades regionais sempre foi assegurar a Madeira e o Porto Santo, "quer do ponto de vista do mercado, dos operadores, dos agentes turísticos e dos clientes, como um destino seguro".

Albuquerque apontou que a abertura dos dois aeroportos, do Porto Santo e da Madeira, tem-se realizado "com todas as regras de segurança", o que representou "um investimento muito grande do Governo Regional em termos logísticos, recursos humanos e material de testagem".

"Até agora este sistema tem-se revelado um sucesso", afirmou, dizendo que isso é "reconhecido por todos os agentes do setor".

No seu entender, o setor do turismo estará muito melhor "dentro de alguns meses".

O governante madeirense ainda admitiu que possa ser imposta a utilização de máscara em lugares públicos ao ar livre, a partir da abertura do novo ano letivo, uma medida que está ainda em análise.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório