Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Santo Tirso já tem novo veterinário municipal. Anterior foi suspenso

Presidente Alberto Costa anunciou a instauração de um processo ao anterior veterinário municipal com suspensão imediata de funções.

Santo Tirso já tem novo veterinário municipal. Anterior foi suspenso
Notícias ao Minuto

22:39 - 21/07/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Animais

Após o anterior veterinário municipal ter sido suspenso, na passada segunda-feira, pelo Presidente da Câmara de Santo Tirso - e a quem o autarca atribuiu, juntamente com a DGAV, a responsabilidade pela morte de animais acolhidos em abrigos ilegais, na sequência de um incêndio - o município já tem um novo responsável nesta 'pasta'. 

Hélder Tulha iniciou hoje funções e o anúncio do seu nome para o cargo de veterinário municipal foi feito por Alberto Costa, esta manhã, no âmbito de uma visita às instalações do Canil/Gatil Municipal, refere-se numa nota publicada no site da Câmara de Santo Tirso

Nesta, o Presidente Alberto Costa afirma ainda que, após a suspensão do anterior profissional, "foi necessário encontrar uma resposta rápida, de forma a garantir a continuidade do tratamento e do bem-estar dos animais que se encontram no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso".

Neste local, após os factos do fim de semana, foram realojados 16 animais, estando três deles ainda nas instalações. Para Valongo foram transferidos seis, Vila do Conde acolheu quatro, a 'Associação Gatos e Afetos' recebeu três e os restantes estão ao cuidado de clínicas do concelho.

De recordar que, esta segunda-feira, Alberto Costa anunciou a instauração de um "processo disciplinar ao [anterior] veterinário municipal com suspensão imediata de funções a partir de hoje", bem como de um "processo interno de averiguações".

Adiantando ter chamado a si "todo o processo relacionado com o abrigo dos animais", o presidente da Câmara mostrou-se também disponível para colaborar com o Ministério Público nas averiguações e alertou "não caber à autarquia fechar canis".

"Isso é competência da DGAV. As câmaras municipais só podem agir quando notificadas pela DGAV, o que não aconteceu", sublinhou Alberto Costa que assumiu o compromisso de "apoiar" quem recebeu os 190 animais resgatados, "através da vacinação e esterilização".

Já esta tarde, a autarquia revelou que o total de animais mortos no incêndio de sábado em Santo Tirso, distrito do Porto, subiu de 54 para 73, após terem sido encontrados cadáveres de mais 17 cães e dois gatos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório