Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Calor? DGS deixa (mais) conselhos para se manter saudável e fresco

Direção-Geral da Saúde continua a fazer recomendações à população devido ao tempo quente que se faz sentir em Portugal.

Calor? DGS deixa (mais) conselhos para se manter saudável e fresco
Notícias ao Minuto

21:51 - 21/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Temperaturas

As temperaturas continuam elevadas e, por este motivo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) prossegue nos conselhos à população portuguesa sobre os cuidados a ter para se manter saudável, hidratado e fresco. A Autoridade para a Saúde começa por destacar que deve evitar o calor dentro das habitações, pelo que recomenda que "corra as persianas ou feche as portadas durante o dia".

Ainda durante a permanência em casa não se esqueça de a refrescar "no período noturno, permitindo a circulação do ar dentro de casa". Deve também manter a habitação "arejada" e "evitar ligar o forno", refere num post colocado no Facebook.

Mas e na rua? Tenha em atenção que é necessário que passe em ambientes frescos "pelo menos duas a três horas por dia". 

"Em períodos de muito calor, procure passar pelo menos duas a três horas por dia em ambientes frescos", acrescentando a DGS que é fundamental ter "especial atenção aos idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos". 

Se tem de viajar de carro, "escolha as horas de menos calor" para o fazer. "Não permaneça dentro das viaturas estacionadas" e "não deixe os animais domésticos" no veículo. 

Noutro post, a autoridade volta a chamar a atenção para a necessidade de se manter hidratado, bebendo água "mesmo quando não tem sede". Em alternativa, ingira "sumos de fruta natural", mas "evite o consumo de bebidas alcoólicas".

De recordar que quase todo o território de Portugal continental apresenta hoje risco máximo, muito elevado e elevado de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, num dia com condições para trovoadas e vento forte.

Leia Também: Hidratação e comida leve. Conheça os conselhos da DGS devido ao calor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório