Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Greta Thunberg reage a prémio Gulbenkian. "Estou extremamente honrada"

A jovem ativista revelou que vai doar todo o dinheiro do prémio a organizações e projetos que lutam contra a crise climática e por um mundo mais sustentável.

Notícias ao Minuto

12:18 - 20/07/20 por Noticias ao Minuto

País Greta Thunberg

A ativista Greta Thunberg venceu, esta segunda-feira, a primeira edição do prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de um milhão de euros. Num vídeo divulgado nas redes sociais, a jovem de 17 anos já reagiu ao galardão português.

"Estou extremamente honrada e agradecida por recebido o prémio Gulbenkian para a Humanidade. Isto significa muito para mim, e espero que me ajude a tornar o mundo melhor", começou por afirmar a ativista

Quanto ao destino do valor do prémio atribuído, Greta Thunberg revela que "todo o dinheiro será doado" através da sua fundação para "diferentes organizações e projetos" que trabalham para ajudar "pessoas que estão na primeira linha de zonas afetadas pela crise ecológica e climática" e outras entidades que "lutam por um mundo sustentável" e "pelo ambiente". 

Para já, serão doados 100 mil euros à SOS Amazonia campaign, da Fridays for Future Brazil, que combate a Covid-19 na Amazónia, e outros 100 mil à Stop Ecocide Foundation que tem trabalhado para tornar o ecocídio um crime internacional.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, atribuído anualmente, no valor de um milhão de euros, pretende distinguir pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacto.

Greta Thunberg começou por conquistar uma grande projeção internacional ao alertar para a crise existencial que a humanidade enfrenta em virtude das alterações climáticas. Deu voz à preocupação das jovens gerações pelo seu futuro, em risco com o aquecimento global, tendo-se evidenciado pela sua juventude e pelo modo direto e incisivo de comunicar.

A sua influência global é sem precedentes para alguém da sua idade. Foi considerada pela Time Magazine uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, tendo sido eleita Personalidade do Ano pela mesma Revista em 2019, a Revista Forbes incluiu-a na lista das 100 Mulheres mais poderosas de 2019, e teve duas nomeações consecutivas para o Prémio Nobel da Paz (2019 e 2020).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório