Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Moçambique regista décima morte e 33 novos casos

Moçambique elevou hoje para 10 o número de mortos infetados com covid-19, no mesmo dia em que foram registados 33 novos casos, anunciaram as autoridades.

Covid-19: Moçambique regista décima morte e 33 novos casos
Notícias ao Minuto

20:57 - 18/07/20 por Lusa

Mundo Pandemia

O décimo óbito diz respeito a um homem de 57 anos, regressado da África do Sul no dia 30 de junho e que foi internado no centro de saúde da Macia (província de Gaza, sul do país) devido a uma doença cardíaca grave, refere o comunicado da Direção Nacional de Saúde Pública.

A amostra para teste do novo coronavírus foi colhida a 01 de julho e o resultado positivo foi revelado três dias depois. 

"O paciente estava em tratamento para as comorbidades que determinaram o seu internamento", com uma evolução satisfatória, "tendo piorado nos últimos dias", levando ao óbito registado no centro de isolamento da unidade de saúde durante a última madrugada.

Até ao dia de hoje, Moçambique testou, cumulativamente, 45.189 casos suspeitos, dos quais 967 nas últimas 24 horas, revelando-se 33 positivos.

Dos novos casos hoje reportados, nove foram detetados na província de Nampula, a mais afetada do país, outros nove na província de Maputo, quatro em Maputo (cidade), quatro na Zambézia, três em Cabo Delgado e dois em Tete.

As províncias de Inhambane e Gaza registaram hoje um novo caso cada uma.

"Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar" e "decorre o processo de mapeamento dos seus contactos", acrescenta o comunicado.

O país tem atualmente um cumulativo de 35 indivíduos internados devido a covid-19, dos quais sete estão sob cuidados hospitalares e padecem de patologias crónicas diversas associadas à infeção pelo novo coronavírus.

Há também a registar mais onze casos totalmente recuperados.

De acordo com a atualização de dados de hoje, Moçambique conta com um total acumulado de 1.435 casos de infeção pelo novo coronavírus, 10 óbitos e 408 recuperados.

Em África, há 14.399 mortos confirmados em mais de 664 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (2.350 casos e 51 mortos), apesar de ter revisto em baixa os casos após vários dias sem atualizações, seguida da Guiné-Bissau (1.949 casos e 26 mortos), Cabo Verde (2.014 casos e 21 mortos), Moçambique (1.435 casos e dez mortos), São Tomé e Príncipe (741 casos e 14 mortos) e Angola (687 infetados e 29 mortos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 2 milhões de casos e 77.851 óbitos), depois dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório