Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

OE realiza "maior estudo" sobre as condições de trabalho da enfermagem

A Ordem dos Enfermeiros (OE) anunciou hoje a realização do "maior estudo" sobre as condições de trabalho da enfermagem em Portugal, que pretende ser "uma radiografia" dos profissionais que trabalham em Portugal.

OE realiza "maior estudo" sobre as condições de trabalho da enfermagem
Notícias ao Minuto

16:37 - 17/07/20 por Lusa

País Enfermeiros

"O objetivo deste estudo é obter dados atuais e fidedignos sobre o desgaste destes profissionais, pretendendo ser uma radiografia dos enfermeiros que trabalham em Portugal", afirma a Ordem dos Enfermeiros em comunicado.

Segundo a OE, o "maior inquérito" sobre as condições de trabalho da enfermagem em Portugal será realizado por um consórcio entre a Universidade Nova e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, coordenado pela historiadora Raquel Varela.

O Inquérito nacional às condições de vida e de trabalho dos enfermeiros/Portugal (INCVTEPor2020) foi hoje enviado pela ordem aos enfermeiros e o vice-presidente da OE, Luís Barreira, apela à colaboração de todos os profissionais, afirmando que "é um instrumento fundamental" e que a sua colaboração "é essencial".

Os enfermeiros podem responder ao inquérito até 17 de agosto, através do link https://form.jotformeu.com/93008195586364.

"Torna-se importante a obtenção de dados atuais e fidedignos após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter incluído no seu catálogo internacional o 'burnout' ou a 'síndroma de esgotamento profissional' como fenómeno social associado ao sofrimento crónico no mundo do trabalho, e também no contexto da celebração do Ano Internacional da Enfermagem e da Campanha Global Nursing Now (Enfermagem Agora)", lê-se no inquérito.

Refere ainda que, conforme é desígnio da OMS e do Conselho Internacional de Enfermeiros, "pretende-se revalorizar o grupo socioprofissional como forma de melhorar os indicadores vitais de saúde e, consequentemente, revitalizar os distintos sistemas nacionais de saúde a nível internacional".

"Todos os dados serão utilizados exclusivamente para fins científicos no âmbito do presente projeto, garantindo-se o anonimato dos respondentes e a confidencialidade dos dados dos participantes", ressalva.

A participação é voluntária e os respondentes terão a liberdade de retirar o seu consentimento a qualquer momento e deixar de participar no estudo, sem que isto traga prejuízo para a sua vida pessoal ou para a sua atuação profissional, refere o documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório