Alargamento da operação da Uber é "ganância das grandes multinacionais"

A Federação Portuguesa do Táxi considera que o alargamento da operação da plataforma de transporte Uber a todo o país traduz a "ganância das grandes multinacionais", que não se preocupam com os trabalhadores, e sublinhou que não há serviço para todos.

Aprovado projeto de lei que reforça coimas para ilegalidade em táxis

© Global Imagens

Lusa
16/07/2020 14:46 ‧ 16/07/2020 por Lusa

País

Taxistas

"Só prova que está a alastrar a ganância das grandes multinacionais que não se importam os seus motoristas", afirmou à agência Lusa a vice-presidente da entidade, Ana Rita Silva.

A dirigente comentava a expansão da plataforma de transporte de passageiros em veículos ligeiros descaracterizados (TVDE) Uber, que desde esta semana pode ter operadores em todo o território nacional.

De acordo com Ana Rita Silva, não há passageiros para tantos operadores e a experiência da operação dos TVDE mostra "a saturação do mercado e o aumento da precariedade laboral".

"Se formos analisar nas zonas rurais do país, não há serviço para os táxis que lá estão instalados há tantos anos. Também, com certeza, não haverá para operadores TVDE", frisou.

Por seu turno, o presidente da Associação Nacional de Transportes públicos Rodoviários de Mercadorias (ATRAM), Florêncio Almeida, disse à Lusa que a "província não é como Lisboa".

"Que ponha lá muitos carros para ver quanto tempo eles lá andam. [...] Se há 10 táxis, devem lá pôr 20 Uber para ver se aguentam lá a trabalhar, pode ser que se venham embora mais depressa", manifestou.

Desde terça-feira, a plataforma de transporte Uber pode ter operadores em todo o território nacional, considerando a empresa ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da covid-19.

"No mês em que a Uber celebra seis anos de operação em Portugal, a aplicação vai passar a ter cobertura em todo o país", pode ler-se num comunicado.

No entender da empresa, motoristas e parceiros de serviços TVDE passam a ter acesso a mais oportunidades económicas num ano em que muitos portugueses vão passar as suas férias em Portugal.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Uber clarificou que a operação abrange todos os concelhos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas