Meteorologia

  • 05 AGOSTO 2020
Tempo
34º
MIN 19º MÁX 34º

Edição

Alargamento da operação da Uber é "ganância das grandes multinacionais"

A Federação Portuguesa do Táxi considera que o alargamento da operação da plataforma de transporte Uber a todo o país traduz a "ganância das grandes multinacionais", que não se preocupam com os trabalhadores, e sublinhou que não há serviço para todos.

Alargamento da operação da Uber é "ganância das grandes multinacionais"
Notícias ao Minuto

14:46 - 16/07/20 por Lusa

País Taxistas

"Só prova que está a alastrar a ganância das grandes multinacionais que não se importam os seus motoristas", afirmou à agência Lusa a vice-presidente da entidade, Ana Rita Silva.

A dirigente comentava a expansão da plataforma de transporte de passageiros em veículos ligeiros descaracterizados (TVDE) Uber, que desde esta semana pode ter operadores em todo o território nacional.

De acordo com Ana Rita Silva, não há passageiros para tantos operadores e a experiência da operação dos TVDE mostra "a saturação do mercado e o aumento da precariedade laboral".

"Se formos analisar nas zonas rurais do país, não há serviço para os táxis que lá estão instalados há tantos anos. Também, com certeza, não haverá para operadores TVDE", frisou.

Por seu turno, o presidente da Associação Nacional de Transportes públicos Rodoviários de Mercadorias (ATRAM), Florêncio Almeida, disse à Lusa que a "província não é como Lisboa".

"Que ponha lá muitos carros para ver quanto tempo eles lá andam. [...] Se há 10 táxis, devem lá pôr 20 Uber para ver se aguentam lá a trabalhar, pode ser que se venham embora mais depressa", manifestou.

Desde terça-feira, a plataforma de transporte Uber pode ter operadores em todo o território nacional, considerando a empresa ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da covid-19.

"No mês em que a Uber celebra seis anos de operação em Portugal, a aplicação vai passar a ter cobertura em todo o país", pode ler-se num comunicado.

No entender da empresa, motoristas e parceiros de serviços TVDE passam a ter acesso a mais oportunidades económicas num ano em que muitos portugueses vão passar as suas férias em Portugal.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Uber clarificou que a operação abrange todos os concelhos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório