Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Onda de calor. Associação deixa alerta e cuidados a ter com os animais

As recomendações são aplicáveis a qualquer animal.

Onda de calor. Associação deixa alerta e cuidados a ter com os animais
Notícias ao Minuto

10:34 - 15/07/20 por Noticias ao Minuto

País Animais

Elevadas temperaturas estão a fazer-se sentir por todo país e, de acordo com as previsões, não irão baixar nos próximos dias. Tendo em conta esta onda de calor, a associação ANIMAL deixou um alerta, esta terça-feira, nas suas plataformas oficiais online apelando a toda a população que tenha atenção ao estado de saúde dos animais. 

Para garantir que estes não sofrem com o calor, a associação deixou alguns conselhos essenciais sobre os cuidados que se devem ter como qualquer animal.

Primeiro, deve "reforçar bastante as águas" destinadas aos animais e colocar "várias taças" no espaço em que este se encontra para "o caso de alguma se entornar". Também ajuda colocar "algumas pedras de gelo na água". 

"Se souber de locais na rua onde costumam estar colónias ou matilhas, reforce bastante as suas águas", sublinha a ANIMAL. 

Caso verifique que o animal está sofrer muito com o calor, deverá colocar "uma toalha molhada, bem espremida" sobre o mesmo para o arrefecer. Contudo, quando colocar a toalha deve ter atenção e fazê-lo lentamente, "para que não haja choque térmico". 

Deverá também certificar-se "de que há ventilação e/ou sombras disponíveis" no espaço onde se encontra o animal. 

Ao mínimo sinal de hipertermia, deverá contactar e dirigir-se imediatamente aos serviços veterinários que assistem o animal. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório