Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Hospitais devem elaborar "plano de ação" para blocos operatórios

Os hospitais devem criar planos de ação para blocos operatórios, com avaliação de risco dos doentes com covid-19, dos processos e das estruturas existentes para garantir o bloqueio da transmissão da doença e a proteção dos profissionais.

Hospitais devem elaborar "plano de ação" para blocos operatórios
Notícias ao Minuto

18:17 - 14/07/20 por Lusa

País Covid-19

A orientação faz parte da norma 'Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2: Blocos Operatórios e Procedimentos Cirúrgicos' publicada hoje pela Direção-Geral da Saúde.

A DGS refere que, tendo em conta "a reorganização dos recursos humanos e materiais afetos à prestação de cuidados de saúde no sistema de saúde e no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes covid-19, importa, em Fase de Mitigação continuar a garantir a abordagem clínica dos doentes com suspeita ou infeção confirmada por SARS-CoV-2 no SNS".

Segundo a norma, divulgada no 'site' da DGS, os hospitais devem elaborar um plano que permita operacionalizar a abordagem cirúrgica urgente/emergente destes doentes, aplicar os seus protocolos internos e providenciar a formação e treino adequado dos profissionais de saúde do bloco operatório.

Esse plano deve incluir "a avaliação de risco do doente, dos processos e estruturas existentes", para assegurar "o bloqueio da cadeia de transmissão da SARS-CoV-2, a proteção dos profissionais de saúde e a redução do risco de contágio de outros doentes".

Deve também garantir "o nível de qualidade e segurança dos cuidados cirúrgicos nomeadamente na prevenção da infeção do local cirúrgico" e reforçar a necessidade do cumprimento da norma sobre Higiene das Mãos e das Precauções Básicas de Controlo de Infeção.

As unidades de saúde devem definir os circuitos de profissionais, doentes e materiais, com "separação de corredores e locais de passagem de doentes covid-19, mantendo as regras da assepsia progressiva".

Devem também identificar as estruturas físicas ou salas operatórias dedicadas a doentes suspeitos ou confirmados com covid-19 e alocar os equipamentos necessários, como ventilador, monitores, mesa operatória, unidade de eletrocirurgia, aspirador e dispositivos de posicionamento.

Os hospitais devem estabelecer "os profissionais imprescindíveis aos cuidados ao doente cirúrgico covid-19", reagendar cirurgias que não sejam urgentes e ter "um bloco operatório exclusivo para doentes com infeção por SARS-CoV-2, para evitar a possível contaminação das restantes salas de cirurgia".

"Não sendo possível, deve ser selecionada uma sala operatória localizada na extremidade das restantes", adianta a norma.

A DGS adverte que "não deve ser utilizada recirculação do ar" e, se necessário, "devem ser realizadas adaptações na estrutura dos blocos operatórios, para garantir condições ambientais de pressão negativa e estanqueidade das portas nas áreas onde se realizam técnicas geradoras de aerossóis, possibilitando pressão positiva nas salas de operações" durante a cirurgia.

Sobre o transporte do doente para o bloco, refere que o doente deve usar roupas limpas e usar máscara cirúrgica, se a tolerar, e a maca deve ser feita com roupas limpas.

A equipa que o transporta deverá ser preferencialmente a mesma que o levará depois para a enfermaria e o elevador utilizado deve ser higienizado.

Deve existir "uma zona tampão" que reúna as condições de segurança necessárias, onde possam permanecer os doentes submetidos a cirurgia urgente enquanto aguardam o resultado do teste para SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a doença covid-19.

Segundo a DGS, os profissionais envolvidos devem entrar na sala de cirurgia de "forma rápida e organizada" e não devem sair durante o procedimento, para minimizar o número de abertura de portas e consequente exposição ao ambiente contaminado".

Portugal contabiliza pelo menos 1.668 mortos associados à covid-19 em 47.051 casos confirmados de infeção, segundo os últimos dados da DGS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório