Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Cibercrime. PJ detém três pessoas por branqueamento de fundos em Sintra

Entre os suspeitos estão dois homens estrangeiros e uma mulher portuguesa.

Cibercrime. PJ detém três pessoas por branqueamento de fundos em Sintra
Notícias ao Minuto

16:39 - 14/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Branqueamento

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas, esta segunda-feira, dia 13 de julho, em Sintra, por sobre os mesmos recaírem fortes indícios de estarem envolvidos numa organização criminosa internacional que se dedicará ao branqueamento de fundos provenientes do cibercrime organizado internacional.

Numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, a PJ explica que os detidos são dois homens de nacionalidade estrangeira e uma mulher portuguesa, com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos.

A investigação, revelam os inspetores, permitiu apurar que os agora detidos “integravam uma organização criminosa internacional com ramificações no Reino Unido e Nigéria, que utilizava o sistema bancário nacional para branqueamento de elevadas somas obtidas ilicitamente através da prática de burlas de natureza informática em países estrangeiros”.

Para tal, nos últimos seis meses de 2018, os detidos abriram duas empresas em Portugal, a que se seguiu a abertura de várias contas bancárias de empresa em diversos bancos nacionais, num total de sete.

Após a abertura das contas, as mesmas começaram a ser creditadas com dezenas de transferências todas de origem internacional, o que, de acordo com a PJ, permite indiciar que esta organização apenas usaria Portugal para fins de branqueamento. De seguida, foram feitas múltiplas transferências nacionais e internacionais com o objetivo de dissimular a origem dos fundos.

Estima-se que os valores creditados nestas contas ascendam a cerca de 450 mil euros.

Os detidos já foram presentes à autoridade judiciária para feitos de interrogatório, contudo, a PJ não revelou as medidas de coação aplicadas a cada um dos suspeitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório