Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pandemia custou à Universidade de Lisboa 2 milhões em receitas perdidas

A pandemia de covid-19 já custou até ao momento uma perda de receita de dois milhões de euros à Universidade de Lisboa, adiantou à Lusa o reitor António Cruz Serra, que admite uma "situação muito complicada" na universidade.

Pandemia custou à Universidade de Lisboa 2 milhões em receitas perdidas
Notícias ao Minuto

20:22 - 13/07/20 por Lusa

País Coronavírus

"A situação é muito complicada por causa da pandemia. As pessoas não estão a perceber que as universidades estão a perder uma enorme quantidade de receita", disse Cruz Serra.

Manter em funcionamento as cantinas, com todas as despesas associadas, sem que se vendam quaisquer refeições, a abertura e manutenção dos jardins botânicos e dos museus, assim como do estádio universitário, sem qualquer receita neste momento, representa o suportar de custos avultados para a instituição, explicou o reitor.

"São mais de dois milhões de euros de diferença entre receita e despesa. Só até agora, e isto admitindo que as coisas a partir de setembro/outubro melhoram um bocadinho", disse, adiantando que a universidade está a trabalhar no modelo de funcionamento do próximo ano letivo, que deverá ser misto e não integralmente presencial, pelo que a recuperação de atividade não será total.

Portugal contabiliza pelo menos 1.662 mortos associados à covid-19 em 46.818 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para Portugal, a Comissão Europeia prevê que a economia recue 9,8% do PIB em 2020, uma contração acima da anterior projeção de 6,8% e da estimada pelo Governo português, de 6,9%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório