Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Proteção Civil reforça aviso à população devido ao risco de incêndio

Devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, a Proteção Civil alerta que para o "aumento das condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais", em particular "nas regiões do Sul e do Interior Centro e Norte".

Proteção Civil reforça aviso à população devido ao risco de incêndio
Notícias ao Minuto

19:09 - 13/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) emitiu, esta segunda-feira, um novo aviso à população relacionado com o perigo de incêndio que vai ocorrer em Portugal, nos próximos dias, devido à subida da temperatura máxima.

Num comunicado enviado às redações, a entidade explica que, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "prevê-se para os próximos dias uma intensificação gradual do vento e uma subida da temperatura máxima, com maior incidência na região Sul e no Vale do Tejo".

Destas condições destaca-se a humidade relativa do ar entre 15 e 30%, em especial no Interior sendo fraca a recuperação noturna exceto no Litoral Centro e Sul, temperatura máxima com subida gradual nos próximos dias, noites tropicais (mínimas acima de 18-20ºC) no Interior Centro e no Algarve, a estenderem-se a mais regiões nas noites seguintes, vento do quadrante norte soprando até 30 km/h a partir da tarde e até 40 km/h nas terras altas e condições de instabilidade atmosférica com baixa probabilidade de trovoada seca no dia 15 de julho.

Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento do índice de risco de incêndio, "em especial nas regiões do Sul e do Interior Centro e Norte".

Assim sendo, a ANEPC recorda que durante o período crítico (de 1 de julho a 30 setembro) é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, proibido fazer queima de amontoados sem autorização, proibido utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

É ainda proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

É proibido também fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo e deve evitar o uso de grades de discos.

Por outro lado, é obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório