Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo saúda presidente polaco mas deixa nota sobre Estado de Direito

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentou hoje o Presidente reeleito da Polónia, Andrzej Duda, a quem desejou sucesso no desempenho das suas funções, mas deixando uma nota sobre a importância do Estado de Direito.

Marcelo saúda presidente polaco mas deixa nota sobre Estado de Direito
Notícias ao Minuto

14:22 - 13/07/20 por Lusa

País Diplomacia

De acordo com uma mensagem publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "cumprimentou o Presidente da República da Polónia, por ocasião da sua reeleição, expressando votos de sucesso para o desempenho das altas funções que agora reiniciará".

Na mesma mensagem, lê-se que o chefe de Estado português congratulou o seu homólogo polaco "sublinhando a importância da defesa e contínua promoção dos valores fundacionais do projeto europeu, nomeadamente o Estado de Direito, a solidariedade e a coesão, bem como dos princípios que nos unem no contexto internacional, mormente o multilateralismo, a defesa dos direitos humanos, o diálogo e a cooperação".

O conservador Andrzej Duda venceu no domingo a segunda volta das eleições presidenciais, com 51,21% dos votos, derrotando o candidato da oposição, Rafal Trzaskowski, anunciou hoje a Comissão Eleitoral da Polónia, após a contagem de 99,97% das assembleias de voto.

Andrzej Duda foi reeleito para novo um mandato de cinco anos como Presidente da Polónia.

Apoiado pelo Partido da Lei e da Justiça, no poder, Duda defendeu os "valores tradicionais" durante a campanha eleitoral, num país fortemente marcado pelo catolicismo.

Os conservadores usaram uma retórica considerada discriminatória contra a comunidade LGBT e foram acusados de transformar a televisão pública num instrumento de propaganda em favor de Duda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório