Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bombeiro morre em incêndio na serra da Lousã. Há três feridos

Notícia da morte do bombeiro foi confirmada pelo autarca Luís Antunes.

Bombeiro morre em incêndio na serra da Lousã. Há três feridos
Notícias ao Minuto

21:49 - 11/07/20 por Melissa Lopes

País Incêndio

Um bombeiro morreu este sábado no combate às chamas na serra da Lousã, confirmou o autarca Luís Antunes em declarações à RTP.

"Infelizmente, aquilo que de facto aconteceu foi o que já transmitiu e há a a lamentar a perda de uma vida humana, um soldado da paz que, no combate ao incêndio perdeu a vida", disse.

O autarca avançou que a alteração dos ventos fortes terá colocados os bombeiros em situação de perigo. 

"O incêndio começou ao final da tarde, por volta das 18 horas, altura em que surgiram as primeiras comunicações", disse Luís Antunes, referindo que, nesta altura, pelas 21h50, o fogo já se encontra "apagado". 

No teatro das operações permanecem ainda cerca de 200 bombeiros. "É uma situação de consternação que se vive", frisou. 

De acordo com a RTP, o incêndio em causa terá tido origem numa trovoada seca. Recorde-se que esta tarde a Proteção Civil emitiu um aviso à população para o perigo de fogos rurais potenciados pelas temperaturas altas e possibilidade de ocorrência de trovoadas secas. 

Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil disse que a vítima mortal era o chefe de uma equipa de Miranda do Corvo. "É uma situação que nos está a perturbar",sublinhou, lamentando o sucedido.

A mesma fonte disse que um elemento desta equipa sofreu queimaduras nas pernas, tendo já sido transportado para o hospital de Coimbra. Os outros feridos - por inalação de fumos - são dois elementos de outra corporação. 

De acordo com a ANPC, que hoje fez um aviso à população sobre o risco de incêndio no país, durante as zonas Norte e Centro foram atingidas por trovoadas secas que originaram "muitos incêndios", estando ainda a apurar-se o que se passou em concreto no incêndio da serra da Lousã. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório