Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Funcionária do lar de Reguengos testa positivo após quatro negativos

Uma funcionária do lar onde teve origem o surto de covid-19 de Reguengos de Monsaraz recebeu na sexta-feira um teste positivo, depois de quatro resultados negativos entre 18 e 28 de junho, informou hoje o município alentejano.

Funcionária do lar de Reguengos testa positivo após quatro negativos
Notícias ao Minuto

13:48 - 11/07/20 por Lusa

País Covid-19

A profissional da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) encontrava-se em vigilância ativa na sua residência desde 22 de junho e é o único novo caso positivo a registar na atualização do boletim epidemiológico divulgado hoje pela Autoridade de Proteção Civil de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora.

Apesar do novo teste positivo, o número de casos ativos do surto diminuiu para 130 (eram 131 na sexta-feira), o que se explica com dois novos casos curados na comunidade, que elevam para 16 o número total de casos curados relacionados com este surto.

Foi também o terceiro dia consecutivo sem registo de novos casos de infeção na comunidade e o segundo sem registo de qualquer vítima mortal num surto que já causou a morte a 16 pessoas (14 utentes, um funcionário do lar e uma pessoa da comunidade).

Assim, no que diz respeito ao lar da FMIVPS mantêm-se 66 casos ativos (14 óbitos) entre os utentes e 20 entre os profissionais (um óbito e cinco curados), enquanto na comunidade há a registar 44 casos ativos (um óbito e 11 curados).

No Hospital do Espírito Santo de Évora continuam internados nove utentes do lar, cinco dos quais em cuidados intensivos. Na mesma unidade encontra-se o único caso de infeção comunitária a inspirar cuidados hospitalares.

Os números referem-se a um universo de cerca de 2.030 testes com resultados conhecidos até ao final do dia de sexta-feira.

O surto, de acordo com a Autoridade de Saúde Púbica, encontra-se "em resolução" desde que não existam novas cadeias de contágio desconhecidas, mas só será considerado extinto ao fim de 28 dias sem novos casos positivos relacionados com as cadeias ativas.

A Área Dedicada Covid-19 de Reguengos de Monsaraz continuará em atividade no Pavilhão Polidesportivo da Escola António Gião (Escola Amarela), com testes e testes de cura na comunidade, de acordo com as decisões da Autoridade de Saúde Pública.

Com a situação no lar, o concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto no Alentejo da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Em Portugal, morreram 1.646 pessoas das 45.679 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório