Laboratórios têm de "limitar" presença de nitrosaminas em medicamentos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) emitiu um parecer no qual exige aos laboratórios da indústria farmacêutica medidas para "limitar o máximo possível" a presença de impurezas cancerígenas denominadas nitrosaminas em medicamentos, anunciou hoje o Infarmed.

Cancro

© iStock

Lusa
09/07/2020 21:35 ‧ 09/07/2020 por Lusa

País

Medicamentos

De acordo com informação enviada pelo Infarmed à agência Lusa, o comité de medicamentos para uso humano (CHMP, na sigla inglesa) da EMA "emitiu um parecer exigindo aos laboratórios da indústria farmacêutica que tomem medidas para limitar, o máximo possível, a presença de nitrosaminas em medicamentos de uso humano e para garantir que os níveis dessas impurezas não excedam os limites estabelecidos".

O parecer da Agência Europeia do Medicamento sublinha que é necessário encontrar "estratégias de controlo apropriadas para impedir ou limitar a presença destas impurezas e, quando necessário, melhorar os seus processos de fabrico".

Para isso, as farmacêuticas deverão "realizar testes apropriados" para detetar este composto químico cancerígeno no processo de fabrico dos fármacos.

"Os reguladores da UE tomaram conhecimento das nitrosaminas nos medicamentos em meados de 2018 e tomaram medidas regulamentares, incluindo a retirada de medicamentos e a interrupção do uso de substâncias ativas de certos fabricantes", refere o Infarmed, acrescentando que, em 2019, "foram identificados novos requisitos para o fabrico de medicamentos".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas