Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Benfica terá rua verde e fechada a trânsito. Mudança não agrada a todos

Experiência faz parte da iniciativa ‘A Rua é Sua’. Nem todos os moradores gostaram das mudanças.

Benfica terá rua verde e fechada a trânsito. Mudança não agrada a todos
Notícias ao Minuto

10:25 - 09/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Benfica

Depois de ter pintado a Rua dos Bacalhoeiros, na Baixa, de azul, eis que a Câmara Municipal de Lisboa decidiu pintar de verde uma rua de Benfica. E não é uma rua qualquer, é a Cláudio Nunes, onde o primeiro-ministro, António Costa, mora.

A iniciativa faz parte do programa da autarquia lisboeta ‘A Rua é Sua’, que pretende promover a mobilidade na capital, e foi anunciada pela Junta de Freguesia de Benfica na página de Facebook.

O projeto pretende transformar a Cláudio Nunes numa rua “com conceito de sustentabilidade, que abrange desde os negócios no âmbito da economia circular à reutilização e reaproveitamento de equipamentos de Higiene Urbana antigos da CML para criação de mobiliário urbano”, algo que se insere, tal como explica a Junta, no projeto ‘Lisboa Capital Verde 2020’.

Assim sendo, além de ficar verde, com esta intervenção, a Rua Cláudio Nunes vai tornar-se também pedonal, com espaço para esplanadas e comércio sustentável.

Apesar de a Junta de Freguesia de Benfica ter garantido que esta transformação não compromete a circulação de pessoas nem o estacionamento de veículos, a mudança está a gerar alguma controvérsia. Nas redes sociais muitos são os moradores que apontam o dedo à autarquia e asseguram que esta intervenção vai retirar ainda mais lugares de estacionamento num bairro onde estes já são escassos.

“Nessa ação específica perderam-se mais 20 dos já escassos lugares. Para quando uma solução para que os residentes possam estacionar? Parque subterrâneo? Precisamos de uma solução já!”, exigiu um dos internautas.

Já outra utilizadora do Facebook acusa:  “Claro a rua é do Costa, logo tem que ficar especial”.

Em resposta às criticas, a Junta de Freguesia relembra que “a intenção de pedonalizar o impasse da Rua Cláudio Nunes é muito anterior à mudança do primeiro-ministro” e garante que “os moradores e comerciantes do troço agora intervencionado, onde será criada a zona pedonal e de esplanadas, receberam no início desta semana um dístico de acesso ao estacionamento do Palácio Baldaya”.

Recorde-se que a rua Cláudio Nunes, pela sua centralidade, foi outrora uma das ruas principais de Benfica, no entanto, revela a Junta de Freguesia, hoje, dos 68 espaços comerciais existentes, 31 encontram-se fechados, "o que demonstra as dificuldades do comércio local desta zona, que se tem vindo a tornar numa rua dormitório, de difícil acesso e com uma população bastante envelhecida".

"A reabilitação desta rua, começou a ser equacionada em 2013, na sequência de um projeto vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa, 'Na Volta Cá te Espero' que visava também a promoção do comércio de proximidade. Também em 2015, na sequência do programa 'Uma Praça em Cada Bairro' da CML, foi proposta uma intervenção para esta zona que visava devolver este espaço às pessoas", relembra ainda a junta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório