Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Passeios e mais ruas (só) pedonais. Assim está Lisboa em tempos de Covid

A Câmara de Lisboa implementou o programa 'A Rua é Sua', que prevê o alargamento de passeios e de áreas de espera e ainda a criação de ruas exclusivamente pedonais.

Notícias ao Minuto

19:20 - 08/07/20 por Filipa Matias Pereira

País 'A Rua é Sua'

A pandemia do novo coronavírus determinou mudanças não apenas no quotidiano da sociedade, mas também na organização das cidades. Lisboa não é exceção e implementou o programa 'A Rua é Sua'.

Esta iniciativa visa promover "a segurança da saúde pública, a mobilidade ativa, o comércio local com mais áreas para esplanadas para garantir maior segurança aos clientes e trabalhadores".

Refere a Câmara Municipal de Lisboa, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que o programa em execução "está a alargar passeios e áreas de espera junto a superfícies comerciais com maior movimento". 

Estão ainda a ser criadas ruas exclusivamente pedonais, como é o caso da rua dos Bacalhoeiros e Nova da Trindade, ou a Cláudio Nunes em Benfica.

Detalha a autarquia que, nas últimas semanas, as juntas de freguesia autorizaram o alargamento de mais 400 esplanadas em zonas que não colocam em causa o necessário distanciamento físico dos peões, incluindo 57 que ocuparam lugares de estacionamento.

Refira-se ainda que estas são medidas que "estão a ser aplicadas um pouco por toda a cidade e são complementares ao alargamento da rede ciclável, que prevê mais 70 quilómetros de ciclovias até ao final do ano".

Veja, na galeria, as imagens que detalham a evolução da capital. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório