Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Comandante-geral da GNR condecorado pela Guarda Civil espanhola

O comandante-geral da GNR, Luís Francisco Botelho Miguel, foi hoje condecorado em Madrid com a medalha de mérito Grande Cruz da Guarda Civil numa cerimónia presidida pelo ministro do Interior (Administração Interna) espanhol, ?Fernando Grande-Marlaska.

Comandante-geral da GNR condecorado pela Guarda Civil espanhola
Notícias ao Minuto

18:25 - 08/07/20 por Lusa

País GNR

Na mesma cerimónia, 22 guardas-civis espanhóis também receberam a Medalha D. Nuno Álvares Pereira -- Mérito da Guarda Nacional Republicana (GNR).

"Esta troca de condecorações entre as duas entidades é o resultado da estreita colaboração com que Espanha e Portugal trabalham diariamente no âmbito policial", segundo um comunicado de imprensa da Guarda Civil.

GNR e Guarda Civil são forças de segurança públicas de natureza militar nos respetivos países, com atribuições específicas.

De acordo com a Guarda Civil, uma das colaborações "mais ativas" faz-se no âmbito do Plano Verão Seguro - Turismo Seguro, com o qual são organizadas patrulhas mistas para garantir a segurança dos turistas de ambos os países.

Outra área de cooperação tem a ver com a proteção ambiental e a investigação, com operações "conjuntas" e "constantes" realizadas nos dois lados da fronteira comum.

"Nos últimos anos, várias operações contra o tráfico de moluscos bivalves, enguias-de-vidro e resíduos ilegais foram concluídas com sucesso", segundo a força de segurança espanhola, que também realça "a interligação dos sistemas de vigilância marítima utilizados por ambos os organismos" em operações contra o tráfico de estupefacientes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório