Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Açores. Trabalhadores dos matadouros vão estar em greve na próxima semana

Os trabalhadores dos matadouros públicos dos Açores vão estar em greve entre 13 e 17 de julho, anunciou hoje o sindicato do setor, para fazer cumprir o acordo estabelecido para a reposição de carreira.

Açores. Trabalhadores dos matadouros vão estar em greve na próxima semana
Notícias ao Minuto

13:48 - 08/07/20 por Lusa

País Açores

De acordo com o comunicado enviado hoje pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas deu conta "de que o Governo teria dificuldades em cumprir o acordo" firmado em 18 de fevereiro entre a Secretaria Regional, o Sindicato e o IAMA (Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas).

O departamento governamental informou o sindicato de que enviaria uma "proposta alternativa de reposição da carreira dos matadouros" até 30 de junho, mas a estrutura sindical ainda não recebeu o documento, motivo pelo qual os trabalhadores afetos ao sindicato, "independentemente da natureza do vínculo ou contrato", estarão em greve de 13 a 17 de julho.

A segurança e manutenção de instalações e equipamentos será "assegurada nos mesmos moldes em que o são nos períodos de interrupção ou de encerramento", lê-se no comunicado.

Para o STFPSSRA, "é inadmissível a posição que o Governo Regional está a assumir de não cumprimento do acordo que assinou".

O acordo alcançado em fevereiro consagrava "a definição de funções dos trabalhadores dos matadouros dos Açores" e estabelecia sete escalões para o subsídio de risco, que variam entre 33% e 50%.

"Trata-se de um acordo que, não sendo a recuperação da carreira específica regional que os trabalhadores dos matadouros da região perderam em 2008, vem fazer com que os trabalhadores possam recuperar rendimentos e sobretudo que voltam a ter uma definição de carreiras de acordo com as funções que efetivamente desempenham", considerou o sindicato na altura.

ILYD // MLS

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório