Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo no Algarve obrigou ao confinamento da povoação de Águas Velhas

O fogo que lavra em São Marcos da Serra, no Algarve, já obrigou ao confinamento, por precaução, da população da povoação de Águas Velhas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) algarvio.

Fogo no Algarve obrigou ao confinamento da povoação de Águas Velhas
Notícias ao Minuto

20:40 - 06/07/20 por Lusa

País Incêndio

Por precaução, foi necessário "confinar a população da povoação de Águas Velhas", disse à Lusa a fonte do CDOS.

Segundo a mesma fonte, a medida de confinamento significa que, por uma questão de segurança, as pessoas não podem sair da povoação.

A fonte disse ainda que o vento e o terreno estão a dificultar o combate ao incêndio, que tem duas frentes ativas, e lavra com grande intensidade numa zona florestal.

"Não temos acesso a uma das frentes, o que é um problema e não se sabe quando teremos acesso, até lá não vai ser fácil", afirmou.

A frente nordeste é a que "inspira maior preocupação", à qual soma o vento que se vai sentir no local e que "rodou ao final da tarde", complicando "muito" o combate a este incêndio, provocando projeções muito grandes.

"Sem acessos e com projeções muito grandes, o incêndio ganha outra dimensão", frisou.

Por precaução foi também necessário "retirar uma pessoa com mobilidade reduzida".

O fogo lavra no concelho de Silves, numa zona de mato, eucaliptal e sobreiros, numa orografia complicada, num terreno de difícil progressão.

Segundo os dados disponíveis na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 20:30, combatiam no terreno 225 operacionais, 67 veículos e 11 meios aéreos, sendo "aguardados meios de reforço de Setúbal e de Évora".

De acordo com o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, o incêndio em São Marcos da Serra causou também ferimentos num bombeiro, que sofreu queimaduras de primeiro grau nos membros inferiores, tendo sido assistido no hospital e tido alta.

A Proteção Civil espera "condições mais favoráveis" de combate ao incêndio em Silves a partir das 22:00, com a descida das temperaturas e acalmia do vento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório