Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Incêndios. Estas ações estão proibidas nos próximos meses

Proteção Civil alerta que nos próximos dias o nível de perigosidade de risco de incêndio rural "está agravado", devido às altas temperaturas previstas.

Incêndios. Estas ações estão proibidas nos próximos meses
Notícias ao Minuto

19:16 - 06/07/20 por Notícias ao Minuto

País Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou, esta segunda-feira, um conjunto de ações que estão proibidas de 1 de julho até, pelo menos, 30 de setembro devido ao elevado risco de incêndio em todo o país. 

Em conferência de imprensa, o coronel Duarte Costa revelou que ações estão proibidas neste "período crítico", devido à previsão de temperaturas altas: 

  • Fazer queimadas extensivas e queima de amontoados sem autorização; 
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se forem usados fora das zonas críticas;
  • Fumar ou acender qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  • Lançar balões de mexe aceso e foguetes, tal como o lançamento de fogo de artifício, que só é permitido com a autorização das respetivasmaras municipais; 
  • Fumigar ou desinfetar apiários, excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de fagulhas;
  •  Usar motorroçadoras, estas só podem ser apenas utilizadas se tiverem fio de nylon;
  • Usar destroçadores

Ainda, em direto da sede da ANEPC em Carnaxide, o responsável deixou também um apelo à população para que adote um comportamento de "cidadania responsável face à situação de perigo de fogo rural" e que as pessoas evitem deslocar-se "para as áreas de incêndio só para ver a ocorrência". "Por muito pequenos que possam parecer, mas que rapidamente podem evoluir para cenários mais destruidores", sublinhou. 

O coronel Duarte Costa adiantou ainda que a autoridade vai "incrementar ações de monitorização estratégica consideradas quando convenientes" e que solicitou às Forças Armadas a "passagem do plano afeto ao nível amarelo e a garantia do controle de todas as ocorrências". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório