Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cimeira luso-espanhola entre final de setembro e início de outubro

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que a próxima cimeira luso-espanhola vai realizar-se na Guarda, entre o final de setembro e início de outubro, tendo como tema central a estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço.

Cimeira luso-espanhola entre final de setembro e início de outubro
Notícias ao Minuto

15:32 - 06/07/20 por Lusa

País António Costa

António Costa falava em conferência de imprensa conjunta com o líder do Governo espanhol Pedro Sánchez, em São Bento, após um encontro que se destinou sobretudo à preparação da próxima reunião do Conselho Europeu, nos próximos dias 17 e 18, em Bruxelas.

"Temos adiado por motivos vários essa cimeira luso-espanhola, mas, seguramente, entre o final de setembro e o início de outubro, vamos poder realizá-la na Guarda. Vai ter como tema central um projeto que temos vindo a trabalhar em conjunto nos últimos anos, que é a definição de uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço", disse.

António Costa considero depois que esse projeto comum com Espanha "é uma prioridade fundamental para responder à atual crise".

"Em toda a União Europeia, a fronteira Portugal/Espanha é a única que não é fator de maior desenvolvimento, mas, pelo contrário, tem sido local de despovoamento e de empobrecimento. Temos de robustecer estes territórios para podermos sair da crise", justificou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório