Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Há mais três casos no surto de Reguengos e mais três curados

Autarquia divulgou o balanço diário do surto de Covid-19 no concelho.

Covid-19: Há mais três casos no surto de Reguengos e mais três curados
Notícias ao Minuto

13:25 - 06/07/20 por Melissa Lopes com Lusa

País Pandemia

Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais três casos positivos de Covid-19 -  dois na comunidade e um numa funcionária do lar - no surto de Reguengos de Monsaraz, informa a autarquia esta segunda-feira. Paralelamente, registaram-se também três curados da doença, o que faz com que o número de casos ativos se mantenha nos 141. 

Sem qualquer vítima mortal registada nas últimas 24 horas, o número total de óbitos mantém-se nos 12, depois de domingo ter sido o 'dia mais negro' deste surto, com três mortes, tendo ainda sido reportada a primeira vítima mortal na comunidade - um homem de 52 anos.

Quanto ao estado de saúde dos infetados, 19 (menos um do que ontem) estão internados no no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), cinco dos quais em unidades de cuidados intensivos. Destes, apenas um não pertence ao lar onde foi detetado o surto.

Entre os casos ativos, 91 dizem respeito diretamente ao lar da FMIVPS, distribuídos entre 70 utentes (10 óbitos) e 21 funcionários (três casos curados e um óbito).

O aumento de um caso entre os utentes (eram 69 no boletim de domingo) explica-se com a atualização de um teste positivo que não constava no boletim da véspera, de acordo com uma fonte oficial da Câmara de Reguengos de Monsaraz contactada pela Lusa.

A mesma fonte explicou, ainda, que a funcionária que agora testou positivo encontrava-se "de baixa desde o início do surto e, portanto, não esteve de serviço no lar".

Os restantes 50 casos ativos dizem respeito à infeção comunitária, onde há dois casos curados e um óbito.

Dos restantes infetados, todos os funcionários da instituição encontram-se a recuperar nas suas residências, assim como alguns dos utentes, enquanto mais de meia centena de idosos foram transferidos das instalações do lar, na sexta-feira, para um pavilhão montado para o efeito no parque de feiras de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

Os números referem-se a um universo de cerca de 1.780 testes com resultados conhecidos até ao final de domingo, dia em que foram conhecidos os resultados de aproximadamente 50 testes.

Para hoje está prevista, também, a realização de novos testes a todos os profissionais e voluntários que contactam com utentes do lar da FMIVPS, independentemente de terem tido resultados positivos ou negativos nas testagens anteriores.

Recorde-se que a Câmara de Reguengos de Monsaraz ativou, na quinta-feira, o Plano Municipal de Emergência para gerir o surto de Covid-19 no concelho, depois de a generalidade de Portugal continental ter entrado em situação de alerta na véspera.

Com a situação no lar, o concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 do Alentejo, atualmente com 12 mortos e 141 casos ativos.

Em Portugal, morreram 1.620 pessoas das 44.129 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório