Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Boris recebeu enfermeiro português na celebração dos 72 anos do NHS

Luís Pitarma, natural de Aveiro, foi um dos clínicos que tratou de Boris Johson quando o governante contraiu Covid-19.

Boris recebeu enfermeiro português na celebração dos 72 anos do NHS
Notícias ao Minuto

10:16 - 06/07/20 por Melissa Lopes

País NHS

Luís Pitarma, o português que salvou a vida do primeiro-ministro britânico quando este esteve internado com Covid-19, foi um dos profissionais de saúde que Boris Johnson recebeu este domingo em Downing Street por ocasião da celebração dos 72 anos do National Health Service (Serviço Nacional de Saúde). 

O primeiro-ministro britânico, recorde-se, esteve internado no St Thomas’ Hospital depois de ter contraído o novo coronavírus em abril, chegando a estar nos cuidados intensivos.

Quando recebeu alta fez um agradecimento público à equipa médica que o salvou, nomeadamente a Luís Pitarma, o enfermeiro português que permaneceu durante 48 horas ao lado de Boris no hospital quando as coisas podiam "ter dado para o torto". 

A equipa de profissionais de saúde voltou ontem a reunir-se com o primeiro-ministro, um momento partilhado por Boris Johnson nas redes sociais. 

Luís Pitarma tem 29 anos, estudou na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e, tal como tantos outros portugueses, rumou ao Reino Unido pouco depois de terminar o curso, que terá completado em 2013.

Em 2014, o enfermeiro entrou para o Serviço Nacional de Saúde inglês. Já em 2016, começou a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital St. Thomas, onde em abril ajudou a salvar Boris Johnson.

Além do primeiro-ministro britânico, também Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ao profissional de saúde português. O Presidente da República emitiu mesmo uma nota no site oficial da presidência a anunciar que tinha entrado em contado com Luís Pitarma.

Recorde aqui a menção ao enfermeiro português (minuto 3'25) feita em abril por Boris Johnson depois de ter recebido alta. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório