Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mohamed Ikbal toma hoje posse como presidente da Comunidade Islâmica

O recém-eleito presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL), Mohamed Ikbal, toma hoje posse numa cerimónia da Mesquita Central de Lisboa, às 11h00, marcando o final de 33 anos de liderança de Abdool Vakil.

Mohamed Ikbal toma hoje posse como presidente da Comunidade Islâmica
Notícias ao Minuto

06:56 - 05/07/20 por Lusa

País Lisboa

Em 28 de junho, Mohamed Ikbal foi eleito líder da CIL com 64 votos, numa votação com "fraca afluência", na qual participaram 75 pessoas.

Mohamed Ikbal, que foi vice-presidente da CIL e adjunto de Vakil no Banco Efisa, vai assumir agora um mandato para os próximos três anos.

A eleição dos corpos gerentes da Comunidade Islâmica de Lisboa marca o final de 33 anos de liderança do presidente cessante, Abdool Vakil.

""Hoje é um dia histórico para a nossa comunidade, o nosso líder, o dr. Abdool Vakil, que esteve à frente da nossa comunidade durante 33 anos, vai passar o testemunho a um novo elenco", disse à agência Lusa o presidente da assembleia de voto, Osman Ibrahim, na ocasião.

De acordo com Osman Ibrahim, atualmente existem em Portugal 50 mil muçulmanos, cerca de sete mil em Lisboa.

A Comunidade Islâmica de Lisboa foi constituída em 1968 por um grupo de universitários muçulmanos, entre eles Abdool Vakil, que, na altura, se encontravam a estudar na capital portuguesa, oriundos das ex-províncias ultramarinas portuguesas.

A primeira solicitação de um terreno, feita à Câmara Municipal de Lisboa para a construção de uma Mesquita, foi em 1966, por uma comissão composta por cinco muçulmanos e cinco católicos, no entanto, só em setembro de 1977 foi cedido um terreno na avenida José Malhoa.

O lançamento da primeira pedra aconteceu em janeiro de 1979 e a inauguração da primeira fase de construção realizou-se em 29 de março de 1985.

A Mesquita Central de Lisboa é um projeto dos arquitetos António Braga e João Paulo Conceição, e o seu imã é o xeque David Munir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório