Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Seis cadeias de supermercados acusadas de concertação de preços

Pingo Doce, Modelo Continente, Auchan e Lidl estão entre as seis cadeias de distribuição alimentar acusadas.

Seis cadeias de supermercados acusadas de concertação de preços
Notícias ao Minuto

09:39 - 04/07/20 por Silvia Abreu

País AdC

A Autoridade de Concorrência (AdC) acusou seis cadeias de supermercados e dois fornecedores de bebidas - alcoólicas e não alcoólicas - de concertarem os preços praticados ao consumidor, "uma prática grave que viola a Lei da Concorrência", explica a autoridade, num comunicado enviado às redações.

Após investigação, a AdC considera que existem indícios de que "Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos daqueles, em prejuízo ao consumidor", explica a nota.

No caso das bebidas não alcoólicas e sumos, "a acusação visa também a cadeia de distribuição Lidl", enquanto no caso das bebidas alcoólicas, "estiveram ainda envolvidas as cadeiras Intermarché e E-leclerc, representado os distribuidores em causa uma vasta percentagem do mercado de distribuição em Portugal".

São também visados individualmente, dois administradores e dois diretores de cada um dos fornecedores, Sumol+Compal e Sogrape.

"A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de um novo caso de 'Hub-and-Spoke', em que os distribuidores recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público no mercado retalhista", explica a Autoridade da Concorrência, que diz que os comportamentos investigados duraram vários anos. 

Acrescenta a nota que estão atualmente em curso mais de dez investigações no setor de grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de justiça. Os visados têm agora o direito de "audição e defesa" em relação aos atos ilícitos que lhes são imputados.

Esta acusação surge cerca de uma semana depois de outra da AdC, também de concertação de preços, a três grupos de distribuição alimentar (Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan) e o fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão Bimbo Donuts, tendo a autoridade encontrado indícios de utilizarem o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos, em prejuízo dos consumidores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório