Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Autor do vandalismo em Ovar detido em flagrante a atear fogo em ecoponto

Um desempegado de 32 anos que estava a ser investigado por recentes furtos e vandalismo em Ovar foi esta madrugada detido em flagrante a atear fogo a um ecoponto, revelou hoje o comando distrital de Aveiro da PSP.

Autor do vandalismo em Ovar detido em flagrante a atear fogo em ecoponto
Notícias ao Minuto

20:33 - 03/07/20 por Lusa

País PSP

A detenção deu-se às 04:20 por agentes da Esquadra Complexa de Ovar, que, integrando a Divisão Policial de Espinho, já vinha averiguando desde maio a autoria de diversos estragos na fachada de lojas e de uma série de incêndios em contentores de resíduos indiferenciados ou para reciclagem.

"O indivíduo já se encontrava a ser investigado por esta Polícia por suspeita da prática de diversos crimes, nomeadamente pelo furto de uma bicicleta, furtos em estabelecimentos comerciais, danos em montras e suspeita de ter cometido pelo menos cinco dos crimes de incêndio - fogo posto - que nos últimos dois meses se verificaram em caixotes do lixo e ecopontos na cidade de Ovar", informa a PSP.

Essa força policial reconhece que essas ocorrências "estavam a causar algum receio e insegurança na comunidade", pelo que se manteve de vigilância esta madrugada e apanhou o suspeito "em flagrante delito", a incendiar um ecoponto da Rua Engenheiro Adelino Amaro da Costa.

Segundo a PSP, "os Bombeiros Voluntários de Ovar compareceram prontamente no local, tendo ficado o fogo extinto", apesar dos estragos nos recipientes para depósito de resíduos.

"Aquando da deflagração do incêndio, estavam diversos veículos automóveis estacionados junto ao referido ecoponto e, atendendo à intensidade das chamas, vários moradores conseguiram retirar a tempo as suas viaturas, evitando assim um prejuízo patrimonial maior, mas pondo em perigo a sua integridade física", realça a polícia.

No momento da detenção, os agentes apreenderam ao homem "uma bolsa de tiracolo e um telemóvel", após o que a ocorrência foi comunicada à Polícia Judiciária de Aveiro.

Ainda durante a manhã, o sujeito foi presente ao Tribunal de Ovar e depois ao de Aveiro, estando agora obrigado, até ao julgamento, a apresentações diárias ao órgão de Polícia Criminal da área da sua residência - que é o concelho de Vila Nova de Gaia.

O mesmo homem já fora identificado pela PSP na noite de 19 de junho, pela pintura de grafitis no espaço público, e detido a 27 de junho, quando, questionado pelos agentes quanto à posse de um objeto que poderá ter sido utilizado para destruir montras comerciais e de uma bicicleta alegadamente furtada, reagiu com ameaças e injúrias aos elementos da autoridade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório