Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Liga dos bombeiros diz que Governo foi obrigado a reconhecer dificuldades

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) congratulou-se hoje com aprovação pelo parlamento de sete milhões de euros de apoios devido à pandemia e sublinhou que o Governo foi obrigado a reconhecer as dificuldades e arranjar dinheiro para as mitigar.

Liga dos bombeiros diz que Governo foi obrigado a reconhecer dificuldades
Notícias ao Minuto

19:57 - 03/07/20 por Lusa

País Covid-19

Num comunicado divulgado após uma reunião com a secretária de Estado da Administração Interna (SEAI), Patrícia Gaspar, o presidente da Liga, Jaime Marta Soares, destacou a aprovação de uma proposta do PCP, aprovada com a abstenção do PS e votos favoráveis das restantes bancadas, de sete milhões de euros de apoios excecionais aos bombeiros a propósito da pandemia de covid-19, que "não foram iniciativa do Governo" e é "uma situação que poderia estar resolvida há muito".

Para Marta Soares, esta situação podia ter sido tratada aquando das propostas apresentadas pela LBP, "mas o Governo, num primeiro momento, defendeu não haver associações em dificuldades, e agora, afinal, não só é obrigado a reconhecê-las, como a encontrar verbas para as mitigar".

"Diz o povo que mais vale tarde que nunca", escreve o presidente da liga no comunicado.

"A LBP considera que, neste momento, já se perdeu tempo de mais, importa agir, como sempre defendeu não só perante o Governo, como também perante os grupos parlamentares na Assembleia da República já que as associações estavam e continuam a estar a braços com tremendas dificuldades, é bom que a ajuda lhes chegue o mais rapidamente possível", sublinha.

O presidente da LBP lembra que, na oportunidade, deixou também claro à SEAI que passados mais de três meses desde o início da pandemia o SNS "ainda não tenha conseguido garantir uma via verde para que os bombeiros possam fazer com prioridade os testes de despistagem do COVID-19".

Jaime Marta Soares diz ter lamentado "a insuficiência de equipamentos de proteção individual para a covid-19, "ainda por cima quando os preveem no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) sem, no entanto, o Governo se responsabilizar pelo seu fornecimento ou pagamento".

"Se as nossas associações já sentem dificuldades com este tipo de atitude ainda ficarão mais pobres", vinca.

O presidente da LBP afirma que lembrou também à secretária de Estado a urgência de equipamentos de proteção contra incêndios florestais, "prometidos há muito pelo Governo, mas que tardam em chegar, não obstante a própria LBP ter-se disponibilizado para apoiar o processo concursal".

Entre os restantes assuntos abordados, o presidente da LBP lembrou as equipas de intervenção permanente (EIP) que importa continuar a criar e, também, a adaptar às novas realidades.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 521 mil mortos e infetou mais de 10,88 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.587 pessoas das 42.782 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório