Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PSP assume ponto de contacto na Agência Europeia de Formação Policial

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assumiu hoje, por um ano, o ponto de contacto português na Agência Europeia de Formação Policial (CEPOL), tarefa que será desempenhada pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Segurança Interna (ISCPSI).

PSP assume ponto de contacto na Agência Europeia de Formação Policial
Notícias ao Minuto

17:52 - 01/07/20 por Lusa

País PSP

A PSP anuncia, num comunicado enviado à agência Lusa, que o diretor do ISCPSI, superintendente Bastos Leitão, assume também a presidência do Conselho de Administração da CEPOL por um período de 18 meses, em linha com a presidência da União Europeia (UE) conjunta da Alemanha, Portugal e Eslovénia.

O Gabinete Nacional CEPOL, chefiado pelo subintendente Hugo Cruz, tem como principal missão a coordenação nacional entre os diversos parceiros nacionais, entre os quais a ASAE, o SEF, AT, PJ, GNR Universidade Nova de Lisboa e Universidade Lusíada e a Agência (CEPOL), que tem atualmente sede em Budapeste, na Hungria.

Para este mandato, a PSP identifica, no comunicado, como "principal desafio a adaptação formativa ao novo contexto pandémico sem que esse ajustamento se reflita na qualidade e quantidade de ações de formação, tanto nas organizadas em Portugal como naquelas em que participemos noutros países da UE".

A CEPOL, constituída como Agência da União Europeia em 2005, viu o seu mandado revisto em 2015 e desenvolve e coordena atualmente a formação destinada ao pessoal das forças e serviços de segurança dos Estados-membros e de países terceiros, potenciando sinergias e partilha de experiências entre institutos de formação policial e apoia-os na oferta de formação de vanguarda em matéria de segurança, cooperação no domínio da execução da lei e intercâmbio de informações.

No contexto CEPOL são organizados, em todos os Estados-membros da UE, diversos cursos, seminários e conferências presenciais, cursos online e programas de intercâmbio, entre outras ofertas formativas, para potenciar as trocas de experiências e abordagens distintas, bem como a colaboração intra-europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório