Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Fronteiras. GNR e SEF controlaram deslocações de mais de 882 mil cidadãos

No dia em que Portugal e Espanha reabriram as fronteiras terrestres, o Ministério da Administração Interna dá conta do balanço do controlo de fronteiras iniciado a 16 de março pelo SEF, em colaboração com a GNR.

Fronteiras. GNR e SEF controlaram deslocações de mais de 882 mil cidadãos
Notícias ao Minuto

13:03 - 01/07/20 por Ana Lemos

País Covid-19

A reposição temporária do controlo de fronteiras internas com Espanha, "iniciada às 23h00 do dia 16 de março", terminou às 23h59 desta terça-feira. Até ontem, informa o Ministério da Administração Interna (MAI), "o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (...) iniciou o controlo dos passageiros nos Pontos de Passagem Autorizados (PPA)", tendo, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, controlado "um total de 882.958 cidadãos".

Deste total de cidadãos, "6.790 foram impedidos de entrar em território nacional e 36 foram detidos". Saliente-se que, o objetivo desta operação foi "vedar as deslocações de cidadãos em turismo/lazer entre os dois países".

A GNR, por sua vez, "fiscalizou 785.166 viaturas no âmbito desta operação e deteve 46 pessoas pela prática de diversos crimes".

De referir ainda que durante este período, que vigorou mais de três meses, "o SEF empenhou 308 inspetores" e "a GNR cerca de 340 militares por dia nesta missão de controlo de fronteira".

Mas porque a pandemia veio para ficar até haver uma cura/vacina, informa a tutela, que quer o SEF, quer a GNR "vão manter-se na fronteira terrestre com Espanha" para assegurar que os cidadãos que entram em território nacional "são integralmente informados das medidas em vigor em Portugal" no âmbito do combate à Covid-19.

"Assim, serão feitos controlos móveis de caráter aleatório e temporário a viaturas de transporte coletivo de passageiros, autocaravanas e viaturas ligeiras, em Valença, Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Castro Marim", revela o MAI.

Recorde-se que as ações do SEF e GNR abrangeram Pontos de Passagem nas fronteiras de Valença (Viana do Castelo), Vila Verde da Raia (Chaves), Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Guarda), Termas de Monfortinho (Castelo Branco), Marvão (Portalegre), Caia (Elvas), Vila Verde de Ficalho (Beja), e Castro Marim (Faro). E a partir de 4 de maio, S. Leonardo (Mourão), de 1 de junho Rio de Onor (Bragança), Tourém (Montalegre), e Barrancos, e desde dia 11 de junho, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço e Miranda do Douro.

[Notícia atualizada às 13h12]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório