Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ministra anuncia contratação de profissionais para o SNS

Marta Temido disse que vão ser contratados "29 recém-especialistas" no início do mês de agosto.

Ministra anuncia contratação de profissionais para o SNS
Notícias ao Minuto

10:36 - 01/07/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Saúde

Em declarações na Comissão Parlamentar de Saúde, a ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que a força de trabalho de saúde pública "há muito que precisa de ser robustecida" e que é "preciso aumentar a quantidade e a diversidade de competências" no SNS

"Para isso, contamos desde já com a contratação de 29 recém-especialistas no início do próximo mês, independentemente dos reforços que temos vindo a fazer"

No início da audição na Comissão Parlamentar de Saúde, a governante revelou que os hospitais fizeram até maio menos 902 mil consultas e menos 85.000 cirurgias relativamente ao período homólogo, lembrando que, das 902 mil consultas hospitalares a menos, 371 mil eram primeiras consultas. A ministra sublinhou ainda a necessidade de recuperar a atividade assistencial suspensa pela pandemia de Covid-19.

Marta Temido destacou também a necessidade de um reforço de esforços para "quebrar as cadeias de transmissão" na região de Lisboa e Vale do Tejo e analisar o que correu bem e melhorar o que correu mal e pode melhorar.

Enalteceu a boa resposta do Serviço Nacional de Saúde e dos profissionais de saúde, considerando-os "o melhor garante da satisfação das necessidades assistenciais dos portugueses".

Sobre a Linha SNS24, Marta Temido lembrou que o tempo médio de espera é hoje de 28 segundos, depois de ter chegado a 25 minutos nos primeiros meses da pandemia.

Marta Temido lembrou ainda que a Covid-19 "não vai desaparecer até haver vacina ou tratamento" e que o sistema de saúde não pode responder isoladamente à pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório