Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Operação Suini-Fatura. Autoridades fazem buscas em explorações pecuárias

PSP e Autoridades Tributária estão a dar cumprimento a 24 mandados de buscas em Leiria, Tomar e Montijo.

Operação Suini-Fatura. Autoridades fazem buscas em explorações pecuárias
Notícias ao Minuto

16:07 - 30/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Fraude

As autoridades estão a realizar, esta terça-feira, várias buscas em explorações pecuárias de Leiria, Tomar e Montijo, revela um comunicado Autoridade Tributária, partilhado no site oficial.

De acordo com a mesma nota, em causa estão suspeitas da "prática de atos passíveis de configurar ilícitos criminais de Fraude e Fraude Qualificada".

Por essa razão, a Inspeção Tributária e Aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE), na qualidade de Órgão de Polícia Criminal, colocou no dia de hoje, em curso a 'Operação Suini-Fatura' que se consubstancia no cumprimento de 24 mandados de busca, sendo cinco mandados de busca domiciliária.

As diligências decorrem, segundo as autoridades, em sedes de sociedades e instalações pecuárias, veículos automóveis, habitações e agências bancárias nas zonas de Leiria, Tomar e Montijo e visam a obtenção de prova da prática dos crimes de fraude e fraude qualificada, bem como dos crimes de branqueamento e falsificação de documentos.

Os factos sob investigação relacionam-se com a venda de animais vivos e carne, sem a respetiva emissão de fatura, diminuindo consideravelmente os montantes de imposto a entregar nos cofres do Estado, tanto em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) e em sede de IVA.

Estas buscas estão a ser levadas a cabo por cerca de 21 inspetores Tributários e Aduaneiros e oito peritos do Núcleo de Informática Forense, com o apoio operacional de 32 elementos da Polícia de Segurança Pública. Participam ainda na operação elementos do SEF e da ASAE.

Ainda segundo a Autoridade Tributária, "as investigações são da responsabilidade e têm a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), cuja intervenção direta na Operação se traduz na presença de dois Magistrados do Ministério Público e um Magistrado Judicial nos locais de busca".

As autoridades informam ainda que o inquérito encontra-se em segredo de justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório